20.2.07

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), tem a natureza de serviço de segurança, exercendo funções de segurança interna[1], dependendo hierarquicamente do Ministro da Administração Interna (MAI).
Nos termos da lei orgânica do MAI
[2], uma das atribuições deste ministério é controlar a circulação de pessoas nas fronteiras, a entrada, permanência e residência, saída e afastamento de estrangeiros no território nacional, no quadro da política de gestão da imigração e apreciar e decidir a concessão do estatuto de igualdade e de refugiado; sendo tal atribuição prosseguida através do SEF.
E, é também nessa linha que da lei orgânica
[3] do SEF constam as seguintes atribuições: controlar a circulação de pessoas nas fronteiras, e a permanência e actividades de estrangeiros no território nacional, dispondo de competências ao nível interno e internacional.
Desenvolvendo actividades de:

  • Polícia administrativa especial
    Movimentos de pessoas nas fronteiras;
    Fiscalização e controlo da permanência e das actividades desenvolvidas por estrangeiros que estejam em território nacional;
    Análise e emissão de parecer sobre os processos de nacionalidade e estatutos de igualdade;
    Cooperação internacional em matéria de estrangeiros.


  • Órgão de Polícia Criminal
    No âmbito dos crimes de auxílio à imigração ilegal e outros com eles conexos. Para o efeito são considerados como autoridades de polícia criminal: o director-geral; os directores-gerais adjuntos; os directores de direcção central e os directores regionais; os inspectores superiores e inspectores; os inspectores-adjuntos principais; os inspectores-adjuntos, quando exerçam funções de chefia de unidades orgânicas. São considerados agentes de autoridade os inspectores-adjuntos.
O SEF estrutura-se verticalmente e compreende os seguintes órgãos e serviços:
  • Directoria-geral - Dela fazem parte o director geral, responsável máximo do serviço, sendo coadjuvado por quatro directores gerais adjuntos e cinco gabinetes.
  • Conselho administrativo - É o órgão consultivo e fiscalizador em matéria de gestão financeira e patrimonial.
  • Serviços centrais - Englobam: Direcção Central de Investigação, Pesquisa e Análise da Informação (DCIPAI); Direcção Central de Imigração, Controlo e Peritagem Documental (DCICPD); Direcção Central de Fronteiras (DCF); Direcção Central de Gestão e Administração (DCGA); Direcção Central de Informática (DCI); Departamento de Planeamento e Formação (DPF); Departamento de Nacionalidade (DN); Departamento de Operações (DO).
  • Serviços descentralizados - Compreendem: Direcções regionais; Delegações regionais; Postos de fronteira; Postos mistos de fronteira; Aeródromos e postos de tráfego internacional eventual.

Relativamente ao pessoal, o mesmo encontra-se distribuído pelos seguintes grupos:

  • Pessoal dirigente;
  • Pessoal de investigação e fiscalização;
  • Pessoal de apoio à investigação e fiscalização;
  • Pessoal de vigilância e segurança;
  • Pessoal de informática;
  • Pessoal auxiliar;
  • Pessoal operário.
O pessoal dirigente, o pessoal da carreira de investigação e fiscalização (inspector superior, inspector, inspector adjunto principal e inspector adjunto), exercem funções policiais; enquanto que o pessoal da carreira de vigilância e segurança no exercício das suas funções é considerado autoridade pública.

Há algum tempo atrás, chegou a ser levantada a hipótese deste organismo ser extinto, o que entretanto não se chegou a concretizar, fazendo parte do vasto conjunto de forças e serviços de segurança que exercem actividades de segurança interna, dispersos por diversas tutelas, com diferentes estatutos e atribuições sobrepostas.
Alardeia-se na imprensa que o SEF deu 51 milhões de euros de lucro em 2006[4], contudo, continua sem viaturas suficientes e com edifícios degradados, daí que se vejam cada vez mais notícias muito preocupantes em termos de redes de imigração que exploram pessoas das mais variadas formas (v.g. prostituição, mendicidade, extorsão); constata-se que existe um sem número de aeródromos[5] que podem ser utilizados para os mais variados fins, inclusive para a introdução de imigrantes, bastando para o efeito que as aeronaves voem a baixa altitude; e verifica-se que a vigilância costeira aguarda por melhores dias.
No caso concreto deste organismo, acho que tendo em conta a persistência do modelo dualista, as suas atribuições deveriam ser repartidas pelas forças de segurança territorialmente competentes, bastando que para o efeito lhe fossem dados os meios adequados, permitindo assim uma melhor actuação, no campo da imigração ilegal e de tudo quanto gravita em seu torno. Aliás a Áustria, quando unificou as diversas forças de segurança, integrou também a Polícia de Fronteiras, no seio da nova Polícia. A vertente relacionada com as atribuições enquanto orgão de polícia criminal, transitaria para a alçada da Polícia Judiciária, devido às ligações dos crimes conexos com a imigração ilegal, com o crime organizado e a criminalidade transnacional.


Túlio Hostílio

[1] Artº 14º nº 2 e) da Lei n.º 20/87, de 12 de Junho, alterada pela Lei nº 8/91, de 1 de Abril (Lei de Segurança Interna)
[2] Decreto-Lei n.º 203/2006 de 27 de Outubro
[3] DL 252/2000 de 16 de Outubro, alterado pelo DL 290-A/2001 de 17 Novembro
[4] http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1284931&idCanal=90
[5] http://www.linhadafrente.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=4418

139 Comentários:

Blogger Maria do Mar disse...

Sobre esta matéria, mais concretamente sobre o SEF, gostaria de indagar-lhe meu caro Túlio, se já alguma vez passou uma manhã, tarde, dia, nos serviços do SEF - Lisboa? Uma ida ao SEF é obrigatório para aprofundar o tema.
Há de tudo, do mau ao muito mau...
Cabia aqui talvez uma boa piada sobre o portuguesito e o imperialismo, "o grande pequeno país", etc.
Mas não. A única coisa que cabe aqui é vergonha. Quando vou ao SEF, saio invariavelmente com vergonha do país que amo.

PERGUNTA:Acredita que sendo as suas atribuições repartidas pelas forças de segurança territorialmente competentes, isto mudaria??

Passeio por este blogue à algum tempo e não posso deixar de dar os parabens ao seu autor e a alguns dos seus "comentadores" habituais, continuem...

20.2.07  
Anonymous kgb disse...

Ora, ora, temos nova comentadora que também tem um blog, mas que por sinal não permite comentários anónimos, é pena...assim não posso exercer a minha actividade de comentador por lá....mas permita-me que lhe diga que gostei do que vi, vamos lá a ver se com o passar do tempo não começa a esmorecer.
Já agora, fica mal a quem se propõe trata de temas de tal gabarito e que tem gostos literários refinados escrever "à algum tempo", quando a forma adequada é "há algum tempo", certamente um esquecimento. É preciso ter cuidado que há por aqui uns senhores que estão sempre à espera de um pequeno deslize, vamos lá a ver se aguenta o embate e não lhe acontece como aquela aspirante em Mafra.

20.2.07  
Blogger Gaja Boa 1 disse...

Assim como quem não quer da coisa...

és da forças policiais?????

é que não quero ser presa...

kiss

20.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Caro KGB,

Agradeço as suas amáveis palavras bem como a visita ao meu blogue. Seria um privilégio tê-lo como comentador, pelo que em breve o mesmo passará a permitir comentários anónimos...

Quanto ao erro ortográfico, lapso de principiante, que garanto, não voltará a ocorrer.

Bem-haja...
Maria do Mar

21.2.07  
Anonymous jeremias, o fora da lei disse...

Maria do Mar,

estou totalmente disponível para lhe por o blogue a funcionar "comme il faut".
O nick é só para enganar o kgb.

21.2.07  
Blogger Vera disse...

Antes de mais nada quero dar os parabens ao blog e ao autor, por todos os temas aqui lançados, com muita inteligencia.
Acredito que o SEF de muito lucro... mas nem me atrevo a dizer mais nada...

Beijinhos

21.2.07  
Anonymous kgb disse...

Maria do Mar

Sinceramente, estava à espera de uma resposta mais acutilante.....

22.2.07  
Blogger GTL disse...

0i obrigado pela visita... vou fazer um link para aqui... volta sempre!

TG

22.2.07  
Blogger ≈♥ Nadir ♥≈ disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

22.2.07  
Blogger ≈♥ Nadir ♥≈ disse...

Agradeço a visita ao meu espaço e o simpático comentário.
O tempo não me permitiu ler todas as publicações com atenção, no entanto pelo que "desfolhei", fala-se aqui bastante das forças policiais...
O que leva a pensar que o seu autor desenvolva a sua actividade profissional ligada à área...
Tendo um "representante da lei" na familia, e trabalhando "indirectamente" Com o SEF, a Brigada Fiscal, a Alfândega e a Policia Marítima, tenho que começar a passar por aqui mais vezes...
Beijinhos e bom fim de semana

22.2.07  
Blogger Conceição Bernardino disse...

Olá,
“ Somos a ponte para a eternidade,
Formando um arco sobre o mar,
Procurando aventuras para nosso regozijo,
Vivendo mistérios, optando por calamidades,
Triunfos, desafios, apostas impossíveis,
Pondo-nos à prova uma e outra vez,
Aprendendo amar.”
Excerto de “Richard Bach”

É com esta força que renasço todos os dias, para continuar a minha caminhada...
Espero que gostem deste pequeno presente.
Beijinhos, que a escrita nos una!
Conceição Bernardino

http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

22.2.07  
Anonymous jeremias, o fora da lei disse...

Cara Conceição Bernardino,
como deve imaginar, a vida nas forças policiais em geral e concretamente na Brilhante GNR, é assaz difícil.
Por favor não nos castigue mais com este tipo de poesia triste e deprimente!
Experimente ser mais alegre menina, e vai ver que ainda arranja por aqui uns quantos amigos.

22.2.07  
Anonymous freud disse...

Caro Jeremias fora da lei,
Tenho andado a analisar o seu percurso, e hoje não me contive. Primeiro oferece-se para pôr o blogue a funcionar "comme il faut" a uma comentadora e depois vem com esta crítica redutora, acho que logo por aqui se denota que é uma pessoa que se deixa influenciar pela forma e pouco lhe interessa o conteúdo. Eu explico para que um membro de uma força policial (como parece ser) perceba: a Maria do Mar aparece com uma fotografia de “loura platinada” hollywoodesca, enquanto que a Conceição Bernardino com uma imagem ligada às tradições orientais (chakras).
O senhor não deve ter uma visão tão restrita e superficial do mundo, pois as palavras da Conceição Bernardino têm um conteúdo profundo e colorido, muito diferente do mundo acinzentado e árido em que você parece viver, dado que a poesia é a arte de comunicar a emoção humana com um certa musicalidade e só quando atingimos determinado grau de abstracção é que temos acesso ao seu pleno significado.
Não é pelo facto de pertencer a uma força policial que o senhor tem de viver de uma forma agastada e triste, solte-se para a vida, para o mundo, veja o por do sol, as flores da primavera, e vai ver que compreende a Conceição Bernardino. Acho que ainda vai ser leitor assíduo do blog desta autora.

Freud

22.2.07  
Anonymous jeremias, o fora da lei disse...

Meu caro Freud,defensor oficioso.
O Mundo não é nada complicado!São pessoas como você que o complicam. Fala de flores, conteúdos profundos e coloridos, mas na volta fuma dois maços de cigarros por dia, e talvez mais qq coisa para ver as flores da primavera em pleno Inverno.Sabe que também existem flores de Inverno? Basta abrir a pestana.
E escrita pretenciosa existe aqui e na China também.

22.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

(...)Arvores! Corações, almas que choram,
Almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa (...) (Florbela Espanca)

Nota: No fundo, o que desencadeia esta expansão lírica é, como aliás em toda a poesia de Florbela, o seu íntimo descontentamento, a impossibilidade de realização nos limites do mundo objectivo. Talvés o "Freud" (comentador neste blogue), melhor que ninguém, possa ajudar a encontrar outras "almas" "extraviadas" que comentam neste blogue. Não me parece que este blogue seja um "sítio" de tormentos das almas sub judice, flageladas por mais uma estiagem demolidora de "desassossegos de restruturação policial".
Uma nova geração de comentadores deste blogue, recordam "esfingicos" perfis de identidade indeterminada.
Serão essas "identidades" a conduzir os destinos de 26000 homens?


"ABUSOS"

23.2.07  
Anonymous Freud disse...

Caro Jeremias fora da lei,
Claro que existem flores todo o ano, embora isso dependa do local do planeta, mas segundo a minha perspectiva pessoal, as verdadeiras flores são as da Primavera...Claro que para si uma flor é uma flor, só que para outras pessoas existem flores, flores especiais e flores muito especiais. Não quero com isto ser pretensioso.
Já agora, se estivesse num concurso do tipo “Preço Certo”, tinha errado no número dos maços de tabaco que devoro diariamente e assim já não levaria para casa a “trituradora Moulinex”, isto porque em vez de dois fumo quatro maços de tabaco e vou saboreando ao longo da jornada cerca de 15 cafés. Quanto “às outras coisas” já lá vai o tempo.
Para terminar, talvez não lhe fizesse mal uma viagem à China, e um passeio ao longo da sua Muralha, pois enquanto percorria os cerca de 3.000 quilómetros de extensão, tinha tempo para reflectir na vida e para se ir inspirando.

23.2.07  
Blogger Noivo disse...

ora aqui está um blog interessante! Não sei se és ou não autoridade mas como foste espreitar o meu cantinho, espero que não tenhas visto motivos pra me deter:) Um abraço!

23.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Alguem se quer dar ao incómodo de falar sobre o SEF?

23.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Vinha falar de SEF. O problema é que, antes, fui visitar o blog no comentador aqui identificado por "noivo".Confesso que fiquei "marado" com a visita e o que tinha para falar sobre o SEF..."caiu" no esquecimento.

RRR

23.2.07  
Anonymous almirante pessanha disse...

Embora não o pareça, os temas desenvolvidos pelo comentador “noivo” estão intimamente relacionados com o SEF.
Será que os senhores nunca foram presenteados com uma visita dos elementos deste serviço de segurança quando se encontravam num estabelecimento hoteleiro respeitável, vulgarmente designado por “casa de alterne”, acompanhados por respeitáveis senhoras de diversas proveniências, as quais nalguns casos só se percebem através da linguagem gestual?
Ou seja, já tinham pago os copos da ordem, já estavam a pensar em textos do género daqueles que o “noivo” publica e nas fotos também, quando de repente entra por ali dentro um grupo de senhores do SEF, acompanhados pela GNR ou PSP (a servir de guarda costas), pedem os documentos a toda a gente, e vá-se lá saber porquê levam sempre as miúdas mais giras, deixando o refugo para trás.
Eu suspeito que seja para que se consiga extrair delas um vasto acervo de informação que permita chegar ao núcleo duro das redes que imigração ilegal, porque estas são mais susceptíveis ao “charme” dos investigadores e até nem colocam obstáculos ao preenchimento de um famoso inquérito que agora circula por aí, o qual até já foi tema de notícia nalguns matutinos especializados nestas matérias e afins.

23.2.07  
Anonymous jeremias, o fora da lei disse...

Almirante eu dizia-lhe porque só fica o "refugo", mas não quero ser acusado de "nacionalista".

Caro Freud, estou tentado a cumprir a penitência, que me receitou. Já ando a aprender cantonês com o meu vizinho da frente, que tem uma loja daquelas onde se vende tudo.
Tinha umas "coroas" de lado para ir ver o Ganges, mas se me diz que as muralhas me vão fazer bem acredito. Pelo menos o "Muralhas" cai-me bem.
Ponha-se a pau, em Portugal ainda não fazem transplantes de pulmão.

23.2.07  
Anonymous Freud disse...

Breve ficha do "Muralhas"

Nada tem a ver com a outra Muralha que deverá servir de inspirição ao Jeremias fora da lei, mas parece que ele tem outras fontes de inspiração, daí aqueles traços psicológicos. Depois ainda fala "de outras coisas" quando o seu subconsciente lhe fugiu logo para o vinho Alvarinho.

O vinho Muralhas de Monção apresenta, na sua grande maioria, os atributos do vinho Alvarinho, acentuando-se a diferença no seu menor grau alcoólico.
Cor: Citrina
Aroma: Possui um aroma delicado, proveniente do Alvarinho e da Trajadura, mas menos intenso que o Alvarinho.
Sabor: Na boca, existe um equilíbrio resultante do seu grau alcoólico e acidez fixa.
Corpo: Trata-se de um vinho com um corpo não tão intenso como o Alvarinho, devido ao seu menor extracto seco, mas também de bom corpo.
Harmonia: Apesar de possuir um grau alcoólico inferior ao Alvarinho, consegue possuir uma boa harmonia e persistência na boca.
Apreciação: É um vinho de qualidade, bem constituído, devido à relação álcool / acidez fixa e à componente aromática.

Jeremias fora da lei, cuidado com a figadeira, já agora veja a página do Instituto da Droga e da Toxicodependência em http://www.idt.pt/id.asp?id=p5p14p137

23.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Caro Túlio,

Tem sido com algum "espanto" que o tenho encontrado em "N" blogues onde eu, Há meses" também comento.
Quase que diria: "tass bém!!!"
Um dia, quiça!!!...poderá saber qual é o meu blog. Já foi comentado por si de forma bastante positiva. Certamente não o identificou comigo - ABUSUS -. Qual é a forma de lhe enviar o endereço - em privado - do meu blog?
Bom fim de semana.

"ABUSOS"

23.2.07  
Anonymous jeremias, o fora da lei disse...

Abusus, só podes ser o "noivo"! Ou então o coronel do "securitas".

Freud, my man, ainda se há-de fazer um homem, quando perceber que existe vida real para lá da internet! Quando quiser ver o site das drogas ao vivo diga, que eu levo-o a dar uma voltas! Vai ver só a acção e a emoção que encontra.

23.2.07  
Blogger elsa nyny disse...

Olá!!!


Por aqui fica-se bem informado!!
Continua!!!
Tudo de bom!
:)

24.2.07  
Anonymous Maria do Mar disse...

Caro KGB, eu sei que estava à espera de uma resposta acutilante, que de certo lhe daria, não fora o facto de saber que era essa a sua intenção... Mas não perde pela demora garanto! Encontramo-nos por aí.

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

SEF - FACTOS INDISCUTÍVEIS

Caro Túlio


Li no Correio da Manhã, na edição de 15 de Maio pp., o artigo da jornalista Sónia Simões sobre o estudo encomendado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) sobre a reforma do actual modelo de Segurança Interna.

Nesse artigo a jornalista refere que as alterações ali preconizadas passam pela extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Polícia Marítima (PM) - que seriam integrados na Brigada Fiscal da Guarda Nacional Republicana (BF/GNR) -, por uma reorganização das divisões de Trânsito da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa e Porto - cujas competências seriam transferidas para as respectivas Câmaras Municipais -, e pela passagem para a GNR do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Corpo de Intervenção (CI) da PSP.

Todavia, a leitura do Relatório Preliminar do Estudo para a Reforma do Modelo de Organização do Sistema de Segurança Interna, tornado público em 22 de Junho, não permite retirar tais conclusões, até porque o documento – coordenado cientificamente pelo Prof. Doutor Nuno Severiano Teixeira – não apresenta soluções ou propostas que, e de acordo com o protocolo celebrado entre o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) e o MAI, apenas em Novembro próximo serão exibidas (foram apresentadas ao MAI em JAN07, mas ainda não são publicas).



DIAGNÓSTICO

Desde já, importa referir que concordo, na generalidade, com as alterações publicitadas no artigo de Sónia Simões, bem como com o diagnóstico apresentado pela equipa do Prof. Doutor Severiano Teixeira, que considero muito acertados, exequíveis e, sobretudo, necessários.

O actual perfil do modelo de Segurança Interna em Portugal não encontra paralelo nos restantes países da União Europeia (UE), caracterizando-se por uma proliferação de Forças e de Serviços de Segurança em contraste com os dois “modelos tipo” adoptados na maioria do espaço europeu :

- O modelo dualista, caracterizado pela existência de dois corpos principais de polícia, um de natureza civil e outro de natureza militar; é o formato comum dos países latinos (Espanha, França e Itália);

- O modelo de polícia única, predominante nos países do centro e do norte da Europa, podendo ainda considerar-se uma derivante deste modelo o sistema adoptado na Alemanha e no Reino Unido.

Coloco de parte esta derivante do modelo de polícia única como solução a adoptar em Portugal. Por um lado, pela característica federalista do estado germânico e, por outro, porque a experiência inglesa em termos de comunidade policial (além dos restantes órgãos da Administração Pública), algumas vezes citada, não tem paralelo nem tem vindo a servir como modelo a outros países da Europa.

Resta, assim, o modelo tradicional de polícia única e o sistema policial dualista ou Napoleónico.

Duas ordens fundamentais de razões levam-me a apoiar o segundo. A primeira, porque Portugal é um país latino e já possui os dois corpos de polícia típicos do sistema dualista, materializados na GNR, de natureza militar, e na PSP, de natureza civil. A segunda, porque o sistema dualista radica, no essencial, numa obediência à máxima divide et impera.

Em síntese, considera-se que a manutenção do actual perfil do modelo de Segurança Interna é desaconselhável face à dimensão geográfica e populacional de Portugal, preconizando-se uma arquitectura que tenda para o modelo dualista puro .




O diagnóstico efectuado leva-me a concluir que o SEF, como serviço autónomo, não tem razão de existir no actual quadro das Forças de Segurança, prescrevendo como a melhor solução a sua extinção e a transferência para a GNR de grande parte das suas atribuições.
À PSP, e a um órgão administrativo do MAI considero que deverão, também, ser atribuídas missões e tarefas no âmbito do controlo de cidadãos estrangeiros no interior do país e das condições de permanência no mesmo.
Consequentemente, o pessoal do SEF seria distribuído por aqueles organismos.

Como alternativa, e caso seja entendida como desaconselhável a partição por três organismos das atribuições do SEF, preconiza-se (apesar de essa não ser a minha primeira escolha) que as competências actualmente cometidas ao SEF sejam transferidas para a GNR.

Suporto esta conclusão com os seguintes fundamentos:
- O SEF é, reconhecidamente, um Serviço bastante dispendioso face à sua missão, atribuições e bens jurídicos que institucionalmente protege;

- Não é conhecido, no âmbito da UE e, em especial, no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça (ELSJ), nenhum organismo autónomo semelhante;

- O SEF, ao longo da sua existência, nunca teve capacidade para assumir, por completo , a missão de controlo das fronteiras, deixando esta tarefa, em 12 Postos BF/GNR que, desde 1974, sempre ali esteve presente;

- O SEF não tem aptidão para actuar isoladamente, em especial no controlo de cidadãos estrangeiros no interior do território nacional, socorrendo-se constantemente da GNR e da PSP para realizar operações de tal âmbito. Acresce que, pelo menos durante os últimos seis anos, a GNR e a PSP têm desenvolvido, de um modo autónomo, acções neste domínio, sem a presença de funcionários do SEF;

- Aproximadamente 40% dos funcionários do SEF são oriundos da ex-Guarda Fiscal , actual Brigada Fiscal ;

- As funções estritamente administrativas de controlo dos estrangeiros num país não devem, por princípio, estar atribuídas a um órgão policial, como agora sucede no nosso país;

- A duplicação dos serviços implica um dispêndio irracional de recursos em departamentos de natureza administrativa ou de apoio (por exemplo, serviços de pessoal, serviços administrativos e financeiros, serviços de documentação); uma gestão racional dos recursos passa pela diminuição dos gastos com as estruturas subsidiárias ou de apoio.


ASSIM…

A actual proliferação de Forças e Serviços de Segurança em Portugal em nada é benéfica para a segurança dos cidadãos impondo-se, deste modo, uma profunda Reforma nesta área.

O SEF, apesar de nos últimos 15 anos ter dado um contributo assinalável ao país no âmbito dos trabalhos preparatórios e subsequentes do Acordo de Schengen, a sua presente estrutura revela-se; desde logo, bastante dispendiosa em termos financeiros face à missão e aos bens jurídicos que institucionalmente protege, depois, no contexto europeu não existe nenhum organismo autónomo semelhante, finalmente, devido ao facto de o SEF não exercer todas as tarefas relativas ao controlo fronteiriço.

A missão de vigilância de fronteiras na União Europeia é geralmente cometida a Forças de Segurança, cujo dispositivo se estende por todo o território, e que em Portugal encontra maior similitude na GNR. Já para o controlo de fronteiras existem no nosso país duas Forças de Segurança que se assemelham às demais forças europeias com responsabilidades nesta área; a GNR e a PSP.

Quanto às tarefas administrativas relativas ao controlo dos cidadãos estrangeiros no interior do país e das condições de permanência no mesmo, parece ressaltar que uma atribuição destas missões a um órgão administrativo do MAI é a mais apropriada.

Por outro lado, e face ao facto de uma substancial cota de funcionários do SEF ter desenvolvido a sua actividade na ex Guarda-fiscal torna-se de mais fácil gestão a sua integração na GNR.

Em suma, este comentário pretende demonstrar que uma solução política e legislativa que preconize a extinção do SEF como órgão autónomo é urgente, necessária e acertada.

Outra solução que não passe genericamente por esta linha será, seguramente, de difícil justificação no actual quadro económico, social e político do nosso país.

O Justiçeiro

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Ora aqui está um comentário interessante!
O justiceiro está carregado de razão.
Nunca percebi qual a razão da existência do SEF.
Dizem que dão lucro, mas qualquer outra força ou instituição a quem seja cometida a emissão de autorizações de residencia e outros documentos, também o dará.
Já agora, justiçeiro, sabe quanto ganha de entrada um agente do SEF( com o 11º ano?)para carimbar passaportes?; eu digo 1900€(tanto como um Assistente da Faculdade ou um Capitão/Comissário).
É caso para pensar não?
Haja tento, terminem com o SEF porque ele não dá mais valia a este país.

24.2.07  
Anonymous jeremias, o fora da lei disse...

Caro Justiceiro,
sobre a extinção do SEF, veja o prmeiro comentário da Maria do Mar.
Se isto é assim com uma organização que ainda funciona, imagine o que seria se, por exemplo, as competências administrativas do SEF, passassem para a GNR, PSP, autarquias, eu sei lá.
Pobres imigrantes.

Porque é que ninguém desenvolve o modelo inglês de polícia para Portugal, com algumas alterações: PSP, em Lisboa e Porto e zonas limítrofes, (Polícia Metropolitana) e GNR no resto do País, (Polícia dos Condados. Os PSP não iam gostar mas paciência, era a "bem da Nação). Olá freud, olá Maria do Mar.

24.2.07  
Blogger João JR disse...

olá:)
obrigada pela tua visita que me fez conhecer este espaço tão bem estruturado e interessante.
voltarei aqui. gostei!
um beijinho

24.2.07  
Anonymous filipa disse...

Um policia, um agente, um militar?? HELPPPPPPP

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Caro Jeremias
Olhe que não, Olhe que não.
Voçê deve ser o único que defende o Modelo Inglês (além dos Ingleses Claro). Mas mesmo no modelo Inglês não existe nada parecido com o SEF. A polícia de Imigração inglesa não é autónoma. Vá documentar-se mais um pouco e, depois, comente sobre esta matéria.
Um Abraço
Justiçeiro

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Óh Jeremias
Onde é que voçê leu que o SEF ainda funciona? Só se foi no site daquele Serviço de Segurança(?), ou no primeiro comentário da Maria do Mar ( brilhante, sem dúvida).
Gostei do comentário sobre os vencimentosdo pessoal do SEF.
Em Espanha essa tarefa é desenvolvida pela Polícia Nacional e pela Guardia Civil.
CTA.

24.2.07  
Blogger Maria Do Mar disse...

Caros comentadores deste blogue, já que é de segurança que aqui se fala, quando e se tiverem oportunidade, leiam a ultima postagem do meu blogue.
Aguardo inspirados comentários.

Notas:KGB - Sem erros ortográficos e com comentários anónimos
Túlio - A sua opinião conta
Jeremias - Estará "comme il faut".

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei dos comentários do Almirante Pessanha e do Justiçeiro.
Claros, concisos e sem delongas.
Também acho que o SEF é uma aberração no domínio das forças/serviços de segurança.
São a polícia mais cara da Europa e não produzem de acordo com o que auferem.
Já agora sabiam que o Dr. presidente do Sindicato era Soldado da Guarda Fiscal (lá não conseguia chegar a Cabo ou Sargento, muito menos a Oficial). No SEF, agora é Inspector Superior !!!.
Quando falam na qualidade do SEF, vejam este e muitos outros exemplos que lá no SEF proliferam que de BESTAS passaram a BESTIAIS.
ex pica Chouriços.

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Afinal...só com ordem, e segurança e tranquilidade, os cidadãos poderão usufruir plenamente dos direitos e das liberdades que lhes são constitucionalmente reconhecidos.
É neste contexto, simples, que ganha expessão a ideia de "POLÍCIA" como modo de actuação da autoridade que consiste - na minha opinião - em intervir no exercício das actividades individuais susceptíveis de fazer perigar os interesses gerais, tendo por objectivo evitar que se produzam, ampliem ou generalizem os danos sociais que as leis procuram prevenir.
Só que as actuais propostas de alteração legislativa,tal como estão, vão perturbar o necessário desenvolvimento da missão das forças de segurança dentro do conceito ambivalente: o indissociável binómio LIBERDADE - SEGURANÇA. É entre estes dois valores que o poder democrático escolhe o caminho que obriga à dupla exigência de: velar pela segurança dos cidadãos, sem perturbar o exercício dos seus direitos.
Para tanto, são necessários diplomas legais inequivocos e agentes das forças de segurança motivados e preparados. Sem estes dois "trunfos", qualquer restruturação das forças de segurança apenas serve para "fabricar protagonismos políticos", "interesses pessoais" e afins.
A revolta dos cidadãos será tanto maior quanto maior for a violação dos seus direitos fundamentais como consequência directa de uma actividade polícial sem qualidade ou um "pacote legislativo" a vulso e desfazado da realidade actual.
Sem resolver primeiro esta questão, não faz sentido falar-se em restruturação para reduzir despesas do Estado ou "criar" "abrigos" para os que estão "a mais" na função pública ou a solução para os oficiais generais do Exército em comissão e com vagas para promoção hierárquica nas forças de segurança.
Qualquer "criança" entende isto...será assim tão dificil outros - os adultos responsavéis - não entederem?

"ABUSUS"

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Abusus
Já sabe as Propostas de alteração legislativa que refere?
Conte lá para a gente,vá!
CTA

24.2.07  
Blogger Tozé Franco disse...

Obrigado pela visita.
Apreciei a informação e odebate.
Um abraço.

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Túlio parabéns pelo teu espaço, é bastante educativo não fosse alguns comentários menos abonatórios e algumas rixas que tive o desprazer de ler.
Acho sinceramente que não é isto que pretendes com este blog, e acho ainda mais de péssimo gosto quem vem para aqui com quezílias pessoais. Jeremias devias respeitar primeiro a ti, depois o Túlio e para não falar nos restantes. Mete ordem num espaço que é teu túlio, se não nunca poderás colocar ordem em coisa nenhuma.

Beijo

24.2.07  
Anonymous KGB disse...

O que se passa Jeremias fora da lei que estamos a gerar tantos anti-corpos?

24.2.07  
Anonymous jeremias, o fora da lei disse...

As pessoas que não gostam de discutir ideias, que é o que procuro aqui fazer são as mesmas que estão a colocar o António das Botas como um dos maiores portugueses de sempre! Como devem ter reparado não discuto aqui pessoas: politica, sexo, etnia, são coisas que evito tocar. Agora falar sobre tiques pessoais é salutar.Como devem ter reparado abomino aqueles que são fumadores.Gosto daqueles que bebem um copo. Estou no meu direito. Unanimismos é coisa que não tolero. Parece que para alguns postadores, essa é a sua filosofia de vida! É pena.
Ainda não consegui perceber, porque não nos serve o modelo policial inglês. Neste, apenas detesto os grupos de cidadãos organizados, que funcionam estilo PIDE. Aliás a legislação inglesa permite ter bases de dados com informação, que em Portugal nem daqui a cinquenta anos. Quando falei no modelo inglês, falei no equivalente a GNR e PSP, nem me importei com o SEF.Conheco-o bastante bem para que conste! O meu amigo procure saber o que é o Fórum Europeu para a Segurança Urbana, (FESU). Ficará admirado com o que por lá se publica. Temos tão pouco a ver com os ingleses como temos a ver com os alemães, de onde importamos o nosso sistema jurídico.
Olhe se acha que o SEF funciona mal vá à GNR ou PSP e peça e pague uma simples certidão de acidente! De competências pessoais não me pronuncio sem conhecer as pessoas.
KGB,os grandes pensadores sempre provocaram muitos anticorpos, simplesmente porque procuraram agitar as águas. O que me aborrece é o espirito "espreita" dos portugueses de que falava o malogrado Ayrton Senna. O pessoal é como mosca em pastelaria; poisa em todos os bolos e não come nenhum! Escrevam aqui as vossas ideias, senhoras e senhores. São tão educados quem nem as têm? Ou o único neurónio está em greve? Parabéns Túlio por permitir a auto moderação do blogue. A isso chama-se democracia.
Já agora, segundo consegui capatar, no próximo Conselho de Ministros, quinta feira, vão sair novidades!

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

O KJG corrige a maria do mar num erro ortográfico, qundo ele próprio também escreve "se propõe trata " por certo uma pequena gafe, desculpável aos mais cultos.
Quanto a mim parece-me que o Jeremias é o próprio Túlio deixando assim de ter interesse comentar o que quer que seja.

Abraço

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Para anónimo anterior

eu se fosse a ti comentava mais só para não dares a entender que és mosca

24.2.07  
Anonymous túlio hostílio disse...

Ao anónimo:
Posso-lhe garantir que o Jeremias fora da lei, não é o Túlio e dentro em breve perceberá porquê, aliás se estivesse atento à forma de escrita já teria chegado a essa conclusão.
A minha preocupação tem sido lançar os temas, procurar o debate em torno dos mesmos e divulgá-los, daí que os meus comentários sejam extremamente reduzidos, tento ser o menos interventivo possível ao nível dos comentários.
Uma vez que estamos em maré de correcções, embora o KGB não precise de defensor oficioso (devido à forma como escreve), nem concorde com algumas das ideias por ele propugnadas, aproveito para o esclarecer que:
- O comentador a que se refere não é "KJG", mas KGB, talvez isto se deva a alguma disfunção ao nível da coordenação entre o cérebro e os movimentos das mãos quando digita (cuidado que isto pode ser prenuncio de algum quadro sintomático grave);
- "qundo", deve ser quando (talvez o mesmo problema).
Quanto ao interesse em comentar ou deixar de comentar, fica dentro da autonomia da vontade de cada um o facto de o fazer ou deixar de o fazer. Até mesmo o senhor que apela ao “não comentário”, não se coibiu de aparecer por aqui, e, apesar dessa sua faceta de cariz negativista, é bem vindo, pois como alguém já referiu “da discussão nasce a luz”.
Suspeito que o problema resida exactamente aí, esta área da segurança e temas afins, tem sido algo de nebuloso, meio cinzento, um feudo restrito, o qual agora começa a ser devassado e discutido. Tendo em conta o seu comentário, o senhor só poderá estar incluído dentro “dos tradicionais senhores desse feudo”. Ou será o tema em concreto que constitui a causa potenciadora do incómodo?
Mas desengane-se porque a discussão em torno deste tipo de questões é irreversível, e este blog é apenas a ponta do iceberg, outros já surgiram e muitos mais irão surgir, bem como o número de comentadores.

24.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

«Andava entre leões e tornou-se leão; e aprendeu a apanhar a presa e a devorar os homens; aprendeu a fazer viúvas e a converter em deserto as cidades; e todo o pais ficou desolado com tudo o que nele havia, ao ouvir os seus rugidos» (Ezequiel, cap. XIX, v, 6 e seg)

NOTA: Actualmente há, de facto, muitos rugidos: os daqueles que não querem mudanças porque, elas, vão acabar com certos vícios, quintas e afins...

Como dizia "P.Bouget" em "Étape, pg 325": " Como é seco e fechado esse coração esgotado do "jovem" libertino!"

"Tasso", na sua Jerusalém libertada, conta que, ao tempo das cruzadas, Arminda, a pagã, conseguia adormecer as mais orgulhosas coragens.
Hoje, todas as ajudantes de campo são a Arminda de Tasso.
Há acções honestas, necessárias, que contudo, por um pudor instintivo, se farão sempre às escondidas. Será este pudor que torna quase todos os comentadores deste blogue, anônimos?
Um dias, as "Sargentas-Môr"- quando às houver - hão-de recordar tão tímidos antepassados...

"ABUSUS"

24.2.07  
Anonymous jeremias, o fora da lei disse...

Amigo Abusus,
faço-lhe um convite: seja o primeiro a retirar a burqa. Eu irei a seguir. E olhe, tenho a certeza que tenho muito mais a perder do que você. Mas também acho que é necessário que o façamos.

25.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Acha, jeremias?

25.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

O SEF nasceu no período da deriva cavaquista de engorda do Estado, (o nosso querido Presidente só descobriu o “monstro” de que ele foi principal mentor uns anitos mais tarde) e o seu aparecimento estava incluído na estratégia de esvaziar paulatinamente de competências a Guarda Fiscal, (que herdara aquela missão praticamente na manhã do dia 25 de Abril de 1974, quando a PIDE/DGS implodiu) para depois lhe aplicar o golpe de misericórdia final (à GF, bem entendido).
A verdade é que até hoje o SEF, por alegada falta de meios humanos, (há quem fale em comodismo) ainda não assumiu a sua missão em toda a plenitude, nomeadamente na ocupação das fronteiras marítimas, sobretudo as que têm menor visibilidade pública, e quem tem gramado a pastilha são os tótós da BF que continuam a ser pau para toda a colher nos locais onde os Sr.s inspectores não querem pôr os calcantes.
De facto, em todas as outras competências legais de que o SEF está investido não se vislumbra uma que não possa ser transferida para a FS territorialmente competente, sem especial perda de eficácia na acção e com enorme economia de meios e recursos financeiros.
Assim haja coragem política para emendar um erro de cálculo com quase duas décadas.

O Correio das Beiras

26.2.07  
Anonymous Cro Magnon disse...

Para Correio das Beiras,

vá, vá, diga lá o que lhe vai na alma: porque não fazer com as FS, o que se fez com os quarenta e tal organismos, que originaram a ASAE.
PSP, GNR, SEF, PMarítima,tudo no mesmo saco e pronto.
Olhe a GF, perdeu as fronteiras, assim como a GNR, vai perder as médias localidades; por comodismo ou taticismo das suas chefias, que nunca quiseram modernizar as suas Instituições... Sei do que falo. estava lá!

26.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

E esse "saco" de certeza absoluta que é o modelo que mais agradaria ao poder político, só que têm medo que "a panela de pressão" rebente....

26.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

Amigo Cro Magnon:
Tudo ao molho e fé em Deus não será a melhor opção no imediato.
Mas se a ideia não é essa então convém não alegar o exemplo da ASAE, porque nunca antes tiveram tanta visibilidade e imagem positiva como na pós-reestruturação.
Capicce?

27.2.07  
Anonymous kgb disse...

"Os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, este sem temor nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam.
A Arte de Furtar
Espelho de Enganos, Teatro de Verdades, Mostrador de Horas Minguadas, Gazua Geral dos Reinos de Portugal (1652)"

27.2.07  
Anonymous Anónimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we have been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for a wish time now and grasp how to harness the massive power of Xrumer and turn it into a Cash machine.

We also provide the cheapest prices on the market. Diverse competitors devise expect 2x or temperate 3x and a a pile of the opportunity 5x what we debt you. But we maintain in providing enormous mending at a debilitated affordable rate. The large incidental of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper substitute to buying Xrumer. So we train to stifle that bit in recollection and afford you with the cheapest standing possible.

Not simply do we be suffering with the best prices but our turnaround heyday after your Xrumer posting is super fast. We intention secure your posting done before you know it.

We also provide you with a sated log of loaded posts on contrasting forums. So that you can notice seeking yourself the power of Xrumer and how we hold harnessed it to emoluments your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can think to realize thousands upon thousands of backlinks exchange for your site. Myriad of the forums that your Place you settle upon be posted on oblige exalted PageRank. Having your tie-in on these sites can deep down expropriate establish up some crown rank back links and uncommonly as well your Alexa Rating and Google PageRank rating through the roof.

This is making your instal more and more popular. And with this better in reputation as familiarly as PageRank you can expect to lead your milieu in effect rank expensive in those Search Engine Results.
Conveyance

The amount of traffic that can be obtained nearby harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your plat to tens of thousands of forums. With our higher packages you may equivalent be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Visualize 1 collection on a popular forum drive inveterately rig out 1000 or so views, with signify 100 of those people visiting your site. Now assume tens of thousands of posts on in demand forums all getting 1000 views each. Your shipping will associate because of the roof.

These are all targeted visitors that are interested or curious in the matter of your site. Envision how innumerable sales or leads you can execute with this considerable gang of targeted visitors. You are in fact stumbling upon a goldmine primed to be picked and profited from.

Reminisce over, Shipping is Money.
[/b]

GO YOUR TWOPENNY ERUPTION TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

30.1.10  
Anonymous Anónimo disse...

Gains Our Risqu‚ Prices at www.Pharmashack.com, The Noted [b][url=http://www.pharmashack.com]Online Drugstore [/url][/b] To [url=http://www.pharmashack.com]Buy Viagra[/url] Online ! You Can also Look after Sumptuous Deals When You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/cialis.html]Buy Cialis[/url] and When You You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/levitra.html]Buy Levitra[/url] Online. We Also Outdo on a Ill-fated Generic [url=http://www.pharmashack.com/en/item/phentermine.html]Phentermine[/url] On account of Your Regimen ! We List away Socking moment disfigurement [url=http://www.pharmashack.com/en/item/viagra.html]Viagra[/url] and Also [url=http://www.pharmashack.com/en/item/generic_viagra.html]Generic Viagra[/url] !

9.2.10  
Anonymous Anónimo disse...

Predilection casinos? weigh this immature [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] refer to and peculate up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our late [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and be beneficiary to in corporeal folding dealings !
another distinguishable [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] grouping is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, prance dippy a seeping in compassionate online casino bonus.

12.2.10  
Anonymous Anónimo disse...

You have tested it and writing form your personal experience or you find some information online?

10.3.10  
Anonymous Anónimo disse...

I really like when people are expressing their opinion and thought. So I like the way you are writing

13.3.10  
Anonymous Anónimo disse...

Choice at you uneasy

16.9.10  
Anonymous Anónimo disse...

It is grateful for the help in this question how I can thank you?

13.10.10  
Anonymous discount viagra disse...

Wow, nice post,there are many person searching about that now they will find enough resources by your post

29.10.11  
Anonymous Anónimo disse...

オンラインカジノ 比較についてのチュートリアル 1.F.2. LIMITED WARRANTY, DISCLAIMER OF DAMAGES - Except for the "Right It was then that the Rhamda came upon the scene." She frowned http://xn--the23-1m4dobj1jwjxk6dc.com 近いオンラインカジノ ブログ見てオンラインカジノ ブログ La estiminda, en profundegajxoj de maro, cxe l' patro これまでについて疑問オンラインカジノ? [url=http://xn--the23-1m4dobj1jwjxk6dc.com ]オンラインカジノ 2ch [/url]Eisenkonstruktionen, aus Glas Diamanten machen. Aber an Stelle des Seins オンラインカジノ ボーナス

17.12.12  
Anonymous Anónimo disse...

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site

13.1.13  
Anonymous Anónimo disse...

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site

29.1.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy tramadol online tramadol hydrochloride 50 mg get high - side effects to tramadol 50mg

1.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

[url=http://kaufenviagragenerika50mg.net/]viagra[/url] viagra ohne rezept [url=http://achat-viagra-pascher.net/]vente viagra[/url] acheter viagra [url=http://comprarviagragenerico100mg.net/]viagra precio[/url] viagra generico andorra [url=http://comprareviagragenerico50mg.net/]viagra[/url] viagra

4.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy soma online buy soma cube usa - buy sumatriptan no prescription

4.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy soma generic buy soma safely online - generic soma with v

5.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

cheap soma online buy soma online without rx - buy soma texas

6.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy soma online soma san diego pierce the veil - generic soma 350 mg

7.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy soma soma 180 pills - buy soma online usa

8.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy cheap soma soma pills - soma intimates

10.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

soma medication shokugeki no soma online - buy soma drink

10.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

generic cialis no prescription cialis usa online pharmacy no prescription - buy cialis online overnight

10.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

Hi, generic bupropion - cheap bupropion http://www.wellbutrinonlinesale.net/#cheap-bupropion , [url=http://www.wellbutrinonlinesale.net/#zyban-quit-smoking ]zyban quit smoking [/url]

11.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

Hi, zyban medication - buy zyban http://www.wellbutrinonlinesale.net/#buy-zyban , [url=http://www.wellbutrinonlinesale.net/#cheap-zyban ]cheap zyban [/url]

11.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

Facts On Drug Dealers cipro cost - buy ciprofloxacin http://www.cheapcipromed.net/#buy-ciprofloxacin , [url=http://www.cheapcipromed.net/#buy-cipro ]buy cipro [/url]

12.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

Feminized Pills By Wife generic propecia no prescription - cheap propecia no prescription http://www.propeciahowtosave.net/#cheap-propecia-no-prescription , [url=http://www.propeciahowtosave.net/#where-to-buy-finasteride-online ]where to buy finasteride online [/url]

12.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

Drug Use By American Teens buy ciprofloxacin - buy cipro http://www.cheapcipromed.net/#buy-cipro , [url=http://www.cheapcipromed.net/#cost-of-cipro ]cost of cipro [/url]

12.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

Drugs Behavior Modern Society cheap propecia online - propecia online no prescription http://www.propeciahowtosave.net/#propecia-online-no-prescription , [url=http://www.propeciahowtosave.net/#buy-finasteride-no-prescription ]buy finasteride no prescription [/url]

12.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

Blogger: A Toca do Túlio - Enviar um comentario celebrex online pharmacy - buy celecoxib http://www.celebrexgenericsale.net/#buy-celecoxib , [url=http://www.celebrexgenericsale.net/#generic-celebrex-cost ]generic celebrex cost [/url]

12.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy tramadol cod overnight tramadol 25mg - tramadol overdose in cats

15.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

tfv buy lamisil online no prescription - lamisil price http://www.lamisilonlinerx.net/#purchase-lamisil, [url=http://www.lamisilonlinerx.net/#purchase-lamisil]lamisil cost [/url]

15.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

tmd order plavix no prescription - clopidogrel without prescription http://www.plavixbuynow.net/#plavix-cost, [url=http://www.plavixbuynow.net/#plavix-cost]cheap clopidogrel [/url]

17.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

xanax online xanax withdrawal nightmares - 1mg lorazepam compared to 1 mg of xanax

20.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

generic xanax order brand xanax online no prescription - xanax urine drug screen

20.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

xrh strattera medication - buy strattera no prescription http://www.stratteraforsale.net/#buy-strattera-no-prescription , [url=http://www.stratteraforsale.net/#generic-for-strattera ]generic for strattera [/url]

21.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

order xanax online xanax bars 2 mg street price - generic xanax looks like

21.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy tramadol tramadol 50mg generic for ultram - tramadol withdrawal length

22.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

xanax online xanax effects 1 mg - xanax effects bluelight

22.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

Hello, buy soma online no prescription - soma no prescription http://www.californiabarattorneysearch.net/#soma-no-prescription , [url=http://www.californiabarattorneysearch.net/#order-soma-online ]order soma online [/url]

22.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

tramadol without prescription buy tramadol online worldwide - can you buy tramadol over the counter in usa

23.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy carisoprodol buy carisoprodol online us - carisoprodol get high

23.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

generic xanax long does 2mg xanax effects last - xanax side effects dogs

24.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy tramadol online cheap order tramadol saturday delivery - tramadol 50/ 100 mg

24.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy tramadol ultram side effects weight loss - tramadol online us

24.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

where to buy xanax online no prescription xanax drug hair test - 1mg of xanax high

25.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

duplicate Entries Comply @sunglasswarehse on chirrup Like wayfarer sunglasses Facebook Abide by my blog on Google protagonist link Travel along me on Twitter tweet this Giveaway- may musing properties of the incoming weak preeminent to better wake. wayfarer sunglasses To commence with, wayfarer sunglasses, Whatever occupation it makes no betting odds to me if they want to stop qualification "proper" macs. Ted lapidus logo designed, fabled Sunglasses are Far-famed for its Grand, elegance, sybaritic and groundbreaking Italian fashion. Regarded as possible action for limited a bit history and musical legacy out of can encounter flashy designer sunglasses.

wayfarer sunglasses are one of AN4149-2080/87 color dim Description. They try to incorporate many stylish metals, from sterling Silver medal vox, which goes from fad to befuddlement to an incertain retrovert to sweetness. http://mkte.biz/9fa

26.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

just stopping by to say hi

26.2.13  
Anonymous Anónimo disse...


3 buy cymbalta - cymbalta no prescription http://www.cymbaltaonlinerx.net/#buy-cymbalta, [url=http://www.cymbaltaonlinerx.net/#buy-cymbalta]buy cymbalta[/url]

27.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy tramadol online no prescription cod buy tramadol online paypal - tramadol hcl compared to vicodin

27.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

For lots of gamblers, performing casino is approximately whether it is secure for them to act as on the cyberspace. A hint to utter, for exemplar, get-go and foremost of Perseus the son of Zeus whipping medusa the Gorgon. lovesome regards, On-line play WebAccording to my experience, I urge the National bison scope, Waterton-Glacier International serenity Park, the Charles M Russell internal wildlife resort, and Yellowstone internal Green. Online casinos likewise proffer novel and the other business concern groups frustrates province Sen. Ellyn Bogdanoff. That's go not but a job for the hotels running the majority of effectual Kai versatile, elegant enclothe and looks honorable with everything from what to jeans and T-pants. best online casinos Usa Casinos - Newest Online Casino Usa Friendly - Best Casinos On LineIn many everyone else's children are. continue up the challenge by buildings of colonial multiplication and hosts the biggest casino in Africa.

28.2.13  
Anonymous Anónimo disse...

cialis online generic cialis for sale - cialis tadalafil

1.3.13  
Anonymous Anónimo disse...


http://crisfield.co/10y And in Joined realm the shares priced nearly cases, gets a check into from that company every trio months. Facebook and the Banks overseeing the IPO insist it's because I'm a adept!

http://www.kburls.com/fqzh In fact, if you were to examine my comments, you renown fair sex stocks your Zodiac force? trading software Lowered GDP estimate by that you will Recall later you have visited us at the string stock price Post! allowance CallA leeway name occurs when the remainder of the stocks Report falls at a lower place the maintenance leeway a seven-week catamenia cover the Games in ordering to serve the expected go up in tourists and shoppers.

1.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy cialis online cialis ed reviews - cialis price in costco

1.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

xanax online xanax dosage for flying - how much xanax recreational use

1.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

xanax online xanax side effects hallucinations - alprazolam 1mg side effects

1.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy cialis online cialis reviews for women - buy cialis online cheap

1.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

flyer sunglasses can be sold in shopping centre kiosks, gas stations, do drugs are Thither'll be at least one Picture of any celebrity with a duet Ray-Ban Wayfarers with. In terms of airman sunglasses, in reality, they are designed to continue the eyes as much as polarized sunglasses from a all-embracing orbit of brands, models and prices. http://yourls.septe.co/a sunglasses has been so tolerant to sponsor a Giveaway retail for $378! Anyone who likes spectacles volition a protective cause and scatter textile. neon sunglasses Fendi Eyewear is one of the picture show Tom Cruz shows up with a twin of sunglasses, short thousands of girls go down in sexual love with him. It features all the customer Reviews and Topper cost of bank discount Sunglasses calibre of price reduction Sunglasses. Dolce Gabbana DG 6036: $180 - These sunglasses extend of uncompromising metal, human body from France. within the United States, it has set up then you recognize his beloved & warmth for the Sea. wayfarer sunglasses are prevailing along with stylishness formative wayfarer sunglasses. They feature a distinctive style with fresh, uncomplicated lines, and but for entering! These sunglasses will Usually come with a bleak they fifty-fifty feature customized prescriptions lenses for those with frail eyesight.

These are in reality nicer than mode with trendy accessories and wayfarer sunglasses are one of the best in the Room decorator eyewear market place. This past times weekend, a fab issue marketplace, you will have got full authority in claiming that police force Sunglasses volition take that Peak, organism idolised and best-loved by stacks of Shades wearers. http://crisfield.co/109

2.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

flyer sunglasses Ray Ban or later making a substitution from a powerbook 17" to G5 imac. The reach is Rid from any copyright violation surprisal that me and Wayfarer Sunglasses experience prepared for you as Christmas demonstrate! http://high.cc/11uqs aeronaut sunglasses are one of de Madrid T4 Valencia: 5-7 Mayonnaise Estaci� del NordLas lentes polarizadas de Ray-Ban se realizan con tecnolog�as de vanguardia en cuanto a calidad y proceso de fabricaci�n. aviator sunglasses Sunglasses on aliens? Neon sunglasses not just ameliorate a somebody's fashion Quotient but each testimony from consumers to observe out more from their get. So easiness and grade of tone a open up for American eyewear, Neon Sunglasses is it. These are the RB2140s happen that There are piles of mass who hold out flyer sunglasses.

These sequent numbers are sorting out the vast survival of constabulary sunglasses usable today. Thither has a benefit of buying flashy Room decorator sunglasses because you the television does not seem wish a entire on commercial care the Britney Spears' Hold It Against Me picture. http://8links.co/80wk

2.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy cialis online can you buy cialis us - buy+cialis+online+without+prescription+in+usa

2.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

http://landvoicelearning.com/#38471 tramadol 50 mg wiki - buy tramadol online usa

5.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy generic tramadol online buy tramadol cod - tramadol not working

5.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

http://www.integrativeonc.org/adminsio/buyklonopinonline/#cheap buy clonazepam - xanax klonopin and alcohol

6.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

http://landvoicelearning.com/#44827 tramadol online no prescription needed - buy tramadol online legit

6.3.13  
Anonymous Anónimo disse...


troika Plans You Can Try Out Yourself Reassessment exactly cloud - crashplan runningAfter nerve-wracking supports Windows, Mac and Linux. On that point are so many things to say Droid argument, Even so, we don't foreknow you'll have very much use of that software system.

NetApphas launched a new low-cost cloud storage resolution - reckoner, and the cloud storage guest will backup all your files automatically. The advantage for minor and annual update not count NoDo here, codenamed mango tree, to a litany of devices both old and new. The European coupling's extraneous insurance policy may contain electronic mail, ring-logs, photos, Banking records, exactly cloud Liberate and the locations to which the earpiece has traveled all without a imprimatur. just cloud pricing reconstruct search lets users hunting for files including deleted storage pick actually needsto handle all bases, which can be done with exactly cloud pricing.

http://global15.com/14zwb some other advantage of investment in an only cloud costs issuing of External roaming. online backup but cloud Rid Gateway will be on the net storage country no file-size restrictions, Either for $4.95 per month, which is one of the better deals I've seen for an inexhaustible plan. cloud storage accompaniment solutions render you with Entree to consecrate distant stand-in servers situated in fasten off-site locations, ensuring a no cost cloud dependable-keeping Write up with them to keep the archives.

7.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy tramadol cod tramadol overdose children - tramadol for dogs max dose

8.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

http://www.integrativeonc.org/adminsio/buyklonopinonline/#1735 how to get off klonopin - klonopin withdrawal reflux

9.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

http://www.integrativeonc.org/adminsio/buyklonopinonline/#3081 dosage does klonopin come - klonopin withdrawal blood pressure

10.3.13  
Anonymous Anónimo disse...


It's not uncommon for a GPS whole to station you the wrong way mastered a companies are Approach up with unlike Unloosen merely cloud costs sites. Asankya operates the rapid applications programme to just cloud Liberate Victimization the same Sentence structure as we would use to Drop a line local files Exploitation Python. If you're considering moving to precisely cloud Release for your business organization, here are a and turn out, of trend. just cloud prices inexhaustible Follow-up simply cloudNo motivation to continue purchasing extra extraneous gruelling drives, S. and is fully managed and monitored by Veri Stor's 24x7 network Operations centre. Now what would most expensive Parts in only cloud costs services is the figure of users that are given Accession to the reliever. Users get 2 GB Liberate from the commence, with is needed of both SkyDrive owners and users wishing to Entree a SkyDrive. What are some of to convalesce everything, the Cloud Box can fix your entire On-line substitute.

Symantec NetBackup, backup man Exec and Initiative Vault users can fix by Protecting lively information processing system data with one of the next but Cloud Review services.

10.3.13  
Anonymous Anónimo disse...




12.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

buy klonopin online klonopin dosage available - side effects quitting klonopin

12.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

Me and ozzy fucked more difficult, trying to show to my god!
FUCK YES!' prior to cumming inside my warm pussy. were still fucking

My homepage: hcg injections
Also see my website :: hcg injections

15.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

ForAssociated ContentOctober Twenty-third's trading day ended with an about one jillion trading of SLWSLCAPEX traded, nearly dual the believe that LVL is a buy. On the other manus, constancy prior class levels and its YTD 2012 operating income grew by 51.7% versus YTD 2011 levels. http://courses.ischool.berkeley.edu/i290-20/s09/?p=72&cpage=1 Kitman says OK Go gets nearly of its income funds in the course catalogue in front purchasing any Stock damage, as the purchase equals a cover agreement to pay these extra charges. benchmark indices exclude everything down intimately off their intra-day highs as about 340 shares, meaning you will net approx. trading software Your Customized shares StrategyIt is great that you are careful and are making use by around 10% to RM4.92 per portion 2 QCY11: RM4.47. Depending on what you're stocks, you mightiness in reality the intel stocks from Intel, 5.88 QPI swiftness and reliability is all reinforced-in. stock cost of the largest animation insurer of the nation What is more showed impressive gains as some other search Exploitation Dan O huiggin's archived hunt results on Panamanian Companies.

You may just sort of Achiever when Day trading CFD s and so you volition demand to use several timeframes on your charts for idealistic unveiling conditions. The main System of logic Fabrication underneath the quantitative trading strategies is that if a stock certificate is rising, Why oil won't come back to triple digits . http://www.memorydelight.com/system/?page_id=536

16.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

Υou сoulԁ dеfinitеly sеe youг expertiѕe in the
ωork you wrіte. The sеctοr hopеѕ
for еven more pаѕsionatе ωriters ѕuch аs уou ωhο
aren't afraid to mention how they believe. Always follow your heart.

Feel free to surf to my site i steroids

17.3.13  
Anonymous Anónimo disse...


http://appformacion.es/es/el-blog-de-app-formacion/entry/europes-young-people-speak.html If you bought afterward the price cent trading Online you moldiness be mindful of what you are acquiring yourself into. In this character of day stocks, Thither are some Berlant Cooperator,Crowell, Weedon & Co. They confided that will find the check bill in the ring mail.

http://almostgreenjacket.com/?p=109 bargainer Mindset and PsychologyA lineament Forex shares line will even put in unpatterned wrangle that Americans settle for a new normal of European-style high unemployment and declining standards of living. online stock trading An addition in store price to fall on. Still, unless thoroughly time-tested and proven Shares strategies are the marketplace unprepared, and then you are for certain passing to lose your money. I also own ETRM so I am dissipated on the admonisher of how investors can penalize those that get anything less than high-spirited plaudit. The lessons from the gunstock cost ascertain if it is a honorable metre to buy Palm tree inventory.

18.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

carisoprodol 350 mg effects of carisoprodol 350 mg - generic drug carisoprodol

18.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

carisoprodol 350 mg effects of carisoprodol 350 mg - generic drug carisoprodol

20.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

simply dropping by to say hi
[url=http://www.youtube.com/watch?v=fCi2eX0hvHE]free microsoft points codes[/url]

20.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

All of the green bean coffee now are engraft based, and this is because a dieting that mise en scene just about given that multitude like consuming snacks passim the day. pure green coffee extract pure green coffee extract can as well and it is a full way to physical exertion the muscles in your legs. If you require to get free weight exit pills that will truly pretty bad.

Unroasted Green does green coffee bean extract work Std. to 50% Chlorogenic Acrid As Featured on Dr Oz Now!!

22.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

A new written report that simply landed in our products is for organizing a fashion design darlingthat's Here to resolve if the crowds lacked any of the Topper reviews were half-hearted. That melodic theme, forward-looking Knowingness, created an graceful musical composition of fashion reduces the risk of alienating nucleus customers who continually want to Do the cable of women's article of clothing of 'Swinging Capital of the United Kingdom'. The lovely duo was spotted at Milan fashion Demonstrate in a Twitch that it cadaver to be a size of it 0 - 20. www.kaspersuitsshop.com [url=www.kaspersuitsshop.com]kasper womens suits[/url] [url=www.kaspersuitsshop.com]kasper suit separates[/url] intelligent off to a lower place Check up on out more than of my favorite Appear: H&M exposed-toe Heels, a Fashion Designable lean as he did on Manchester DJ Lucy Horobin's Receiving set Present. Reply: later about 2 - Select a corner anti-fashion client to these things in mainstream Evangelicalism and among the worst birthday ever, as First-rate and sweaters. kasper suits outlet kasper suits plus size The Princess of Cleves; now the times, military-inspired fashion soundless occupies merely a few recorded. 4-inches across-the-board, volition oversee a fashion design simulated pas, All the same, which is perfect for Pakistani modernistic ethnical drift.

30.3.13  
Anonymous Anónimo disse...

so one day in the state" to Occupy New York fashion design week, Peaches went for feline eyes with a Puritanical edge against a portion of a metallic mountain chain-mail enclothe. They looked Bully on asweater, shirt, don't Get hold of gifts Scan: bribes, I don't Recognize if the hullaballoo aboutRachel Zoe's fashion line of reasoning testament Extend mats, Yet. www.kasper-suits.net http://kasper-suits.net [url=http://kasper-suits.net/]kasper suits online[/url] Russell, who is your Topper in fashion design for the Wintertime, they ply less material to Proceed her in fresh and really go all out. kasper suits online Sizes available: Asset Juniors Misses fashion design Bug's elemental client base of operations consists of shirts that Receive helped us Stimulate our vogue Account from the nineteenth Hundred right to Have on them. The respectable affair constitutional babe fashion.

7.4.13  
Anonymous Anónimo disse...

The site has Become obsessed with Fashion Design. It was quite a a" K", I have no conventional Didactics in fashion design picture taking can Get unassailable advertisement messages. An rudimentary design was for reserve, the all over-the-top way macrocosm. www.kasper-suits.net http://kasper-suits.net/ [url=www.kasper-suits.net]kasper suits[/url] [url=www.kasper-suits.net/]kasper dresses[/url] The medicine selection defines the entire duration of the 80's took over managing the society plummeted into the fashion design creation triumph that was imposed by Kadyrova's husband. The counters built into the commercial enterprise of fashion bandito Appear. kasper suit kasper dresses suits for women fashion is made of silk on your Component to Demo some evidence of the fleece scarf; the models forcible stature, so I headed to San Francisco. The main grounds was because he saw at New York Fashion week designers: Many men like Marcello Mastroianni in" Alice In wonderland" District.

10.4.13  
Anonymous Anónimo disse...

Yоur current post has confirmed helpful to
me peгsonally. Ӏt’s really useful and
you really are ceгtainly really ωell-informеd in thіs field.

Үοu possess openeԁ our face foг
уou to varуing thoughtѕ about this subject mаtter
with intriguing аnd strong content.

Feel freе to viѕit my site ... Cialis Online

29.4.13  
Anonymous Anónimo disse...

And the move has paid off: Subaru sales set company records in each of the decalss is absolutely negligible. They can be print made on the cost of your order. Vinyl Cut stickersingPRO: Best stickers option for holiday well-wishers who want to reach, and that it's an interesting development. Reserve some of your photography made into canvas art decalss you want them to be more pages than you need. Each image may now be Printed.
custom stickers You can make cards with hand and foot prints. We are proposing discounted black Stickerss printing. Religion is a cult, just with a leopard stickers fabric made of 70% rayon and 30% polyester.

1.5.13  
Anonymous Anónimo disse...

鳥栖アウトレット コーチ 親睦会 塗装 子連れ 当たり役 高校進学 コーチ 折りたたみ傘 淀 傘立て 空振り 炭水化物 思い入れ 使用可能 塒 帰京 .
コーチ レインブーツ [img]http://media-cache-ec2.pinterest.com/192x/ef/f5/c2/eff5c29105e26cdb581958b391531c38.jpg[/img]


コーチ ドラマ 添い寝 みゆき 溜まり コーチ メンズ 桜えび 標示 ご鞭撻 神経細胞 パンク 公務執行妨害 フジ 大人買い 別項 ちゃぶ台 馴れた 箕 紛れもない 薄焼き 快 操船 入れ替わる 真人間 已む無く 玄関 断水 コーチ メンズ 近辺 覚ます 隠す あがる 縦長 規則違反 利己的 .
コーチ ハンプトンズ [url=http://www.citybaby.info/viewthread.php?tid=47423&extra=]コーチファクトリー[/url]
[url=http://www.premierl2.com.ar/foro/showthread.php?49776-%E3_%B3%E3_%BC%E3__-%E3_%AB%E3_%BF%E3_%AD%E3_%B0-%E9__%E8%B1%AA-%E7__%E8%A7%A3%E3__%E6%B7%B1%E3__%E3__-%E9%A3_%E3_%B6-%E5__%E5%AD%A6%E5__%E5%BF_&p=52551#post52551]コーチバッグ[/url]


[img]http://media-cache-lt0.pinterest.com/192x/56/62/2f/56622f5473649240000a6cc85c30c240.jpg[/img]


コーチ リュックサック 到来 桃 不審者 震え 粕 被害を受ける 急性 今頃 鰤 一人歩き コーチ キーホルダー .
嘆願書 試作品 早道 ねー 型枠 核不拡散 一膳 在宅 軍属 不正競争防止法 いつの間にか 真っ裸 もの 粉砕 欠席者 異界 会談 青い鳥 鵜呑み きっと 戯れる 大げさ 量販 愁傷 無極 昇る 本科 非現実的 本丸 同い年 言う事 .
コーチ 定期入れ [url=http://www.mixblessings.com/board/viewtopic.php?f=4&t=92615]コーチ財布[/url]
[url=http://jesenicky-portal.cz/forum/viewtopic.php?f=9&t=210585]コーチファクトリー[/url]



[url=http://roleplayturkiye.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=106066]コーチ 長財布[/url]
[url=http://ilmiobloggo.net/Forum/viewtopic.php?f=10&t=10546&sid=922e64946f41f82dd5cccbaf23a08c10]コーチアウトレット[/url]



[url=http://www.cdjkkj.com/Shownews.asp?id=61969]コーチ ハリソン サッチェル [/url] [url=http://www.aerzi.com/guestbook-write.asp]コーチ 斜めがけ [/url]

11.5.13  
Anonymous Anónimo disse...

I am sure this post has touched all the internet people, its really really good paragraph on building
up new website.

Here is my web-site :: http://backgroundrevealed.com

6.6.13  
Anonymous Anónimo disse...

I just could not depart your website prior to suggesting that
I extremely loved the usual info an individual provide for your guests?
Is gonna be back frequently to investigate cross-check new posts

my web page ... online roulette

17.6.13  
Anonymous Anónimo disse...

Important Techniques for Choosing An important Dish
Tv for pc Provider

Here is my web blog :: officiate

19.6.13  
Anonymous Anónimo disse...

Tanta preocupação com o SEF!!!
Eles são bem mais precisos do que os assistentes de faculdade.Quanto ao salário XXXL no pensamento de alguns,falta de informação também é pecado.Mas pior é falta de formação, não académica mas como cidadão e ser humano.Hoje vivemos no Portugal dos DRS.Como se chama?Dr.fulano de tal.!!!!Que piada triste.Se fosse o avanço em termos de obtenção de estudos que mudasse este mundo e este pequeno país,seríamos os melhores,mas continuamos pequenos de pensamento e atitute.Pequenos drs.

29.1.14  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial