15.3.07

Marinha e Guarda disputam posições

Foi publicada no Diário de Notícias de hoje, dia 15 de Março de 2007, um artigo intitulado "Marinha e Guarda disputam posições", o qual é bastante importante no contexto actual das movimentações de bastidores que se estão a efectuar em torno da temática da segurança.

«Marinha e GNR esgrimiram ontem argumentos para defender as suas posições em matéria de liderança no exercício das competências no mar associadas ao novo sistema de segurança interna."Num país que dispõe de recursos escassos, e onde existe um imperativo constitucional de optimização e racionalização de funcionamento da Administração e seus meios, a Autoridade Marítima" (dirigida pela Armada) "assume-se, actualmente, como a Guarda Costeira de Portugal", declarou o almirante Medeiros Alves, director-geral da Autoridade Marítima (DGAM), no seminário sobre "Uma Marinha de duplo uso". Sendo "pressuposto do modelo [de actuação no mar] existir um comando único de toda a Marinha nas vertentes de Segurança Nacional, no que se refere à Segurança Marítima, Defesa Marítima e Investigação Marítima (...) o vértice institucional comum, que é precisamente o chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, dá a garantia necessária ao exercício integrado, e uniforme, de competências normalmente exercidas por modelos de Guarda Costeira", adiantou.

Pela GNR, e no terreno do "rival", o tenente-coronel Timóteo Pedroso afirmou que "o comando da Guarda aposta na cooperação institucional com todas as outras forças e serviços do sistema alargado de segurança, protecção e defesa, como um vector estratégico da valorização do seu produto operacional". "A Guarda, talvez como nenhuma outra instituição, dispõe de capacidades e competências para o exercício de responsabilidades próprias" naqueles três subsistemas (segurança, protecção, defesa), adiantou. Apesar da tensão, que o levou a interpretar como tentativas de interrupção do seu discurso os avisos para ler mais devagar - os tradutores não o conseguiam acompanhar -, Pedroso procurou desfazer resistências da Armada. "O modelo 'Marinha de Duplo Uso' [militar e civil] pode constituir-se como uma excelente plataforma para a cooperação" entre a Armada e a GNR, sublinhou. Dito de outra forma: a Guarda enfatiza a vigilância da orla costeira e não a actuação no mar. Com a Armada a socorrer-se da Constituição e de outros diplomas, Pedroso retorquiu que "isso não significa que as funções de segurança e defesa se confundam ou que as Forças Armadas possam intervir como polícias e órgãos de polícia criminal nas missões de segurança interna".

O comandante naval, almirante Vargas de Matos, deu uma visão diferente: "A Marinha, embora com legitimidade para actuar no âmbito penal, tem como procedimento ser um 'braço distante' das autoridades judiciárias ou da polícia criminal, cooperando com os que controlam a informação policial."

José Brás, director adjunto da PJ, confirmou o "exemplo feliz de cooperação" com a Marinha - "cada um conhece o seu papel, a sua natureza e identidade funcional". Antes, disse "não faz[er] qualquer sentido que uma organização do Estado desloque e comprometa meios e recursos necessários ao cumprimento da sua actividade matricial para tentar fazer aquilo que outra organização do Estado há muito faz e faz bem".No fim, o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Melo Gomes, revelou ter sido assinado há semanas um protocolo em que a Marinha garante a manutenção das lanchas da GNR e a formação dos mergulhadores.»

O que merece alguns comentários, desde logo, a Marinha, mercê do Conceito Estratégico de Defesa Nacional e da conceptualização actual da Segurança, onde a vertente interna e externa se cruzam nalgumas situações, tenta manter um posição marcante numa área onde até há muito pouco tempo não tinha concorrência, quer continuar a chamar a si o desempenho das funções de Guarda Costeira. Notando-se algum melindre por parte das Forças Armadas, pois primeiro foi o caso dos Generais do Exército, em seguida numa entrevista ao JN o Ministro António Costa afirmou que a GNR passará a dispor nas suas fileiras de pilotos, e agora é a Marinha que sente a sua posição abalada em termos de vigilância costeira.

Depois, temos a Guarda Nacional Republicana que pretende para si um papel mais decisivo nesta área, e com razão, devido às competências que vai passar a ter, tendo em conta o que consta do projecto das reestruturação das forças de segurança, com a criação da Unidade de Vigilância Costeira. E, aqui as águas tem que ficar bem definidas, saber bem quem faz o quê e onde, para depois não ocorrerem casos tristes como o da Luz do Sameiro, acerca do qual já me pronunciei oportunamente.
Ainda no que concerne à GNR, não deixa se significativo que a defesa dos seus argumentos tenha sido deixada a cargo do Tenente Coronel Arménio Pedroso. O que tem alguma carga simbólica, tendo em conta a reestruturação interna de que a Guarda Nacional Republicana irá ser alvo e onde os oficiais generais passarão a sair das suas próprias fileiras.

Finalmente, José Braz, director adjunto da Polícia Judiciária, a tentar fugir, ao quadro do SISI, onde a PJ também vai ficar enquadrada, e deixando transparecer que em virtude da sua Polícia não ter os meios adequados para o desenvolvimento de certas missões, para não ficar numa posição de subalternidade dentro do quadro das forças e serviços de segurança, opta por recorrer aos meios da Marinha, conseguindo assim manter alguma distância relativamente a essas forças e serviços.

Isto faz-me lembrar as Cortes de Coimbra na sequência da Revolução de 1383-1385, vamos ver qual é o desfecho e se é Portugal que fica a ganhar, ou se continuamos nas lutas de capelinhas, de tricas e quintas, em vez de olharmos para o bem comum.
Túlio Hostílio

96 Comentários:

Blogger O JACARÉ 007 disse...

Olá amigo Túlio.
Espero que tudo esteja bem consigo! Já estranhava a sua ausência! Esperava que no seguimento das suas apresentações, nos desse agora o prazer de melhor ficarmos a conhecer a Polícia Marítima! Como é uma pessoa muito inteligente e não tendo esta Polícia de Guerra ou de Segurança, sei lá o que é, uma Lei Orgânica de suporte, aumentou um bocado a parada e chamou o incendiário de serviço, para o ajudar!
Como já me conhece minimamente, tal como o Vladimir, a Maria do Mar, o Abusus, o Kgb, e mais uns quantos, sabia que não ia fugir ao desafio!
Como é sabido não digo amen a tudo aquilo que o Dr. Costa apresenta!
Mas não posso negar que o senhor é sabedor e inteligente! A Marinha de Guerra, por ser de guerra,não tem que meter o bedelho naquilo que acontece até às 12 milhas da costa. Isto disse o Dr. Costa ao Expresso do último fim de semana ou ao JN de ontem! Já não estou seguro onde o declarou! É uma exigência comunitária, que Portugal não cumpre, porque o lobie das Forças Armadas, com o apoio da PJ, é muito poderoso e disso faz tábua rasa. Até ver! De acordo om a lei portuguesa, tudo o que acontecesse na marginal de Cascais a Lisboa seria competência da Polícia Maritima. Alguém acredita? Bastou um arrastão para tudo pôr às claras! Agora quando os subordinados do sr. José Brás, dizem que a GNR/BF é um competidor e por isso preferem pedir o apoio da Marinha de Guerra, em missões de segurança é complicado! Quando é que a Marinha diz quanto recebe da UE, por fazer o que compete a outros?
Senhor Almirante nos dias que correm, não basta a Mareta, é preciso muito mais!
Ainda hei-de voltar a este tema!
Um abraço.

15.3.07  
Anonymous Túlio Hostílio disse...

Caro Jacaré 007, estou indeciso entre as Polícias Municipais e a Marítima. Vamos ver para que lado pende o fiel da balança.
Porque uns aparecem de vez em quando para autuar os carros mal estacionados, correr atrás de uns feirantes (ou será o inverso?).
E os outros aparecem nas praias, durante alguns meses de Verão, com os seus óculos Rayban, mão direita no cassetete, a chatear a cabeça aos miúdos, tirando-lhe as bolas e incomodando os pais destes quando os mesmos estão a fumar a bela da cigarrada ou a bronzear-se mutuamente em sessão tipo massagem, lançando desta forma o pânico nas areias, originando choros, berros, gritos, "f. da p.", "v. pró c." e outros mimos idênticos.Já nem a bela da coxa de frango e o tinto carrascudo às postas sabe bem.

15.3.07  
Anonymous vladimir da lapa disse...

http://www.vladimirdalapa.blogspot.com/

16.3.07  
Anonymous vladimir da lapa disse...

Para si o que é o destino

16.3.07  
Anonymous Almirante Pessanha disse...

Afinal sempre falhou alguma coisa no caso da Luz do Sameiro, conforme refere o Expresso - http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=381251

16.3.07  
Blogger Maria Do Mar disse...

Acerca deste tema, achei curiosa a posição do Sr. Dr. José Eduardo Garcia Leandro num artigo interessante que vem publicado no N.º 2 da revista "Segurança e Defesa", intitulado "O Estado, o cidadão e a segurança, novas soluções para um novo paradigma" onde o referido autor se manifesta (entre outras) contra, passo a citar, a "expansão exagerada que se tem dado à GNR" ...

16.3.07  
Anonymous Túlio Hostílio disse...

Cara Maria do Mar, é natural que a pessoa em causa se manifeste contra tal facto, por motivos óbvios, é só ler nas entrelinhas.

16.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Caro jacare 007

Leia então um pouco sobre a Polícia Marítima.

Um dos órgãos do SAM que tem gerado alguma controvérsia, tendo surgido frequentemente, não só na imprensa mas também a nível político e nos meios policiais, o elogio da sua extinção é, precisamente, a Polícia Marítima.

Desde logo, por apesar de ser uma força policial, com competência especializada nas áreas do SAM, mas também com atribuições de colaboração das demais forças policiais para a garantia da segurança e direitos dos cidadãos, estar integrada na Marinha e ser composta por militares e agentes militarizados deste ramo das Forças Armadas.

Depois, porque os recursos humanos e meios materiais de que dispõe, são claramente insuficientes e inadequados para o cumprimento da missão que legalmente lhe está cometida pondo, deste modo, em causa o seu cumprimento, e criando-se uma assimetria entre as competências orgânicas e a operacionalização das mesmas.

Por fim, a proliferação de Forças e Serviços de Segurança que o nosso Sistema de Segurança Interna contém, aliada à inexistência no Espaço Europeu de uma polícia autónoma com as mesmas características e dependências daquelas encontradas na Polícia Marítima, em nada abonam para a sua continuidade.

Daqui se infere, que o sistema de Forças de Segurança se encontra desajustado, sendo aconselhável que se proceda a uma mudança organizacional e funcional com o objectivo de ser obtida uma nova configuração dos actores e dos órgãos de coordenação, uma real gestão das informações, uma racionalização de recursos com vista a um eficaz e eficiente sistema.

Assim, e para o caso específico da Polícia Marítima, o caminho mais acertado a seguir será, no nosso entendimento, a extinção desta força e a sua integração na Guarda Nacional Republicana.


Actualmente, a Polícia Marítima, tem um efectivo de 512 agentes . comandados por Oficiais da Marinha, desde os Capitães de Portos , até ao Comandante - Geral.

Este dado é, em nosso entender, bastante elucidativo, da situação de “menoridade” a que estão votados os agentes da Polícia Marítima, a quem não lhes tem sido permitido o acesso a cargos de Chefia. [“ o director-geral e o subdirector-geral da Autoridade Marítima são, por inerência de funções, o comandante –geral e o 2º comandante –geral da PM, respectivamente” (n.º 3 do art.º9º do Decreto –Lei n.º44/2002 de 2 de Março) e “ os capitães dos portos são, por inerência, comandantes locais da PM” (n.º 5 do art.º 12º do mesmo diploma)].

Pode, assim, dizer-se que as funções policiais do SAM, ou o braço policial da Autoridade Marítima, são exercidas por 512 agentes da PM, especialistas, por sua vez comandados por Oficiais da Marinha cuja formação base não se enquadra propriamente na área policial.

Se a isto somarmos o regime de rotatividade a que estão sujeitos os comandos miltares, então, julgamos nós, a situação degrada-se francamente.

Segundo Nuno Rogeiro , e no que respeita à Guarda Nacional Republicana, ela como verdadeira Guarda…refere-se precisamente o que a Lei Orgânica define, o que a história sugere e o que a realidade pareceria exigir: um corpo especial de tropas,.. equipados com todos os meios capazes de assegurar a protecção territorial, nas tarefas onde não é necessária ou possível a intervenção das forças armadas….
Nesta dimensão, uma "verdadeira Guarda" precisaria de helicópteros e embarcações, e deveria, em boa lógica, assegurar as funções típicas de Guarda Aérea não-combatente, e Guarda Costeira, sobretudo em tarefas de vigilância, controle, combate ao crime ambiental e económico, busca e salvamento nas águas territoriais e interdição das vias próximas de entrada do crime organizado…
Dir-se-á que tal panorama implicaria a apropriação de meios e funções hoje detidos pela Marinha e Força Aérea. É verdade. Dir-se-á que a mesma solução é irrealista, custosa e duplicadora de estruturas. Não forçosamente.

Se é certo que uma GNR com componente aeronaval tornaria inúteis, redundantes ou obsoletas, faixas actuais de competências, pessoal, estruturas e equipamentos, da Armada e da FAP, também é certo que libertaria estes ramos de funções de serviço público, proporcionando a sua concentração em tarefas propriamente combatentes, ou em tarefas não-combatentes de longo raio de acção (como seja a busca e salvamento de dimensão "estratégica", alargada às 200 milhas da ZEE, e para além delas, em função de acordos e delimitações funcionais na esfera internacional, ou regional).

Esta "libertação" especializaria a Marinha e a FAP, proporcionaria uma mais fácil adaptação às restrições orçamentais draconianas do pós-Guerra Fria, embora contribuísse também, compreensivelmente, para a diminuição da "dimensão social" das duas instituições (o que só pode ser considerado grave, se se entender a sua essência para além da de "forças armadas", no sentido literal).

Por outro lado, qualquer transição para um modelo tão ambicioso como o proposto requereria um período de transição, em que quer a FAP quer a Armada preparariam, com contrapartidas financeiras adequadas (exactas e pagas atempadamente, para variar), o pessoal da GNR que integraria a componente aeronaval da Guarda.

Esta transição seria facilitada, se se criasse um quadro legal (a nível de estatuto, incentivos e carreira) de passagem de pessoal da Armada e Força Aérea para a componente aeronaval da Guarda, sobretudo nas áreas de especialização mais intensa.

O conjunto de medidas propostas permitiria, na opinião do autor, impelir a GNR para uma nova motivação dos seus profissionais, para a sua sofisticação e reorganização integral, e também para a redução substancial das Forças Armadas, sem perda do valor securitário - e de Defesa Nacional- do conjunto.

De acordo com esta perspectiva, também ela perfilhada pelo autor, se infere que a Polícia Marítima deverá ser um órgão da GNR, deixando, deste modo, de existir como instrumento autónomo.
CTA

17.3.07  
Blogger O JACARÉ 007 disse...

Meu amigo,
para que algo tenha um nascimento válido, necessita de uma prova, vulgo, certidão de nascimento.
Diga-me p. f. qual é a "certidão de nascimento da PM"?
Obrigado.

17.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Há já quem deseje que fique tudo na mesma. Tal como nas "cortes de Coimbra", existem várias "forças" que se perfilam para "esbater" a imagem do Governo tendo com "pedra de aremesso" a reestruturação das forças de segurança.
O pior vai ser no final de Março, início de Abril (espero que não seja no dia 1 de Abril - dia das mentiras - ) quando se constatar que a aplicação na prática é bem diferente do que parecia em teoria. A mobilidade dos militares vai trazer algo de "bizarro"....

"ABUSUS"

17.3.07  
Anonymous Túlio Hostílio disse...

Amigo Abusus
Uma vez que estás sempre na linha da frente dos acontecimentos, vai de vez em quando largando umas pistas para que alguns raios de luz vão entrando na "caverna".

17.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

O Abusus é mais ao estilo Paulo Bento. Vai tudo correr "com tranquilidade".


jacaré

17.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Jacaré
A esquizofrenia é uma tentativa bem sucedida de não se adaptar à pseudo-realidades sociais....
Só espero que o actual estado de coisas não torne o «pessoal» esquizofrenico, e o rótulo de louco, combinado com as influências institucionais - estilo Túlio - , não consolidam o processo.
Heyward e Varigas, afirmavam que a loucura foi considerada por vários mitos como benefíca, como uma inspiração divina. Foi elogiada, proposta como fonte de criação artística. Afinal... de "loucos" todos temos um pouco...logo, há sempre qualquer coisa de artístico nos "artigos" encontrados neste e noutros blogues de «natureza militar».O desfecho dos actuais acontecimento político-militares + forças de segurança torna os «conceitos» incertos e subjectivos...
Estamos no caminho da desagregação de «delírios» antigos e da historicidade das instituições. Como vamos "enfrentar" o "nada"???

"ABUSUS"

17.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Túlio,
A humanidade permanece irremediavelmente presa na "caverna" (não só na Caverna de Platão). A humanidade continua, estranhamente, a deliciar-se, como é seu velho hábito, com meras teorias de supostas verdades fabricadas por interesses vários que vão sempre desaguar na patetice desordenada. As contingências das políticas actuais destruíram, já, muitos sonhos pelo que muitos dos fieis depositários de uma cultura +- castrense, que lutaram pelos valores mais elementares da justiça, tornaram-se, ou estão a tornar-se incongruentes.
Os poderes ocultos não se acomodaram e fazem parte de muitas vivências do actual quotidiano, fortemente condicionado pelo ambiente de "mascaras". Tenho vontade de atirar um pedregulho para o charco da ingratidão e a contar a verdade nua e crua de toda a vivência em meios hostis e extremamente marcantes. Mas...

Abraço

"ABUSUS"

17.3.07  
Anonymous Túlio Hostílio disse...

Para abrir o dia, e tendo em conta que foi um tema já por aqui referido, queria pedir aos caros comentadores a vossa opinião sobre este aritgo do DN: «Numa sociedade inundada de legislação, são cada vez mais raros os cantos da nossa existência onde nos podemos esconder do longo braço do Estado, que insiste em tomar conta de nós. A gigantesca máquina burocrática alimenta-se a si própria produzindo regras, debitando leis, sempre, claro, para nossa protecção. Veja-se o caso dessa extraordinária Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que no espaço de ano e meio se transformou no mais activo departamento do Estado português, numa orgia de fiscalizações altamente fotogénicas. A gente assiste e os sentimentos misturam-se. Por um lado, como criticar um departamento hiperactivo, que faz o seu trabalho - coisa tão rara em Portugal - em ritmo de alta competição? Mas, por outro, como aplacar esta insinuante sensação de exagero, de duvidoso fascínio mediático, de fiscalizações feitas à medida da televisão?»

18.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

pois, depois apreendem-se várias marcas de tabaco para mais tarde se dizer que houve erro na apreciação e cá vai mais uma milionária indemnização a pagar pelo estado português

18.3.07  
Anonymous kgb disse...

caro anónimo não ligue a isso, são trocos, os quais já estão incluídos nos trezentos e tal euros que cada português estará a pagar a mais em impostos.
o que é preciso é muita televisão, para que além da prevenção especial efectuada haja também lugar à prevenção especial. ou será antes promoção nas duas vertentes? Já estou com as ideias baralhadas.

18.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

caro kgb
e não e que está a resultar? até as nossas avozinhas que só viam a telenovela, já perguntam aos netinhos o que é isso da "asia"?

18.3.07  
Blogger Conceição Bernardino disse...

Olá,


O mistério da vida é percorrer até ao fim.
Sentir, amar, desfrutar, porque a única certeza que temos...será certamente que um dia iremos morrer...com a esperança que voltaremos a nascer!


Beijinhos
ConceiçãoB
http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

19.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Maria do Mar
Seria possível facultar-me o local onde posso ter acesso ao tal artigo e à revista já que no meu quiosque habitual não a vendem.Creio que o Dr autor do artigo é Ten Gen. Será o mesmo? Saudações. Zé Gato

19.3.07  
Blogger O JACARÉ 007 disse...

Frase do dia:

UM BEIRÃO NÃO BATE EM MULHERES.. A NÃO SER QUE SE CHAMEM ZEZINHAS!!!!

20.3.07  
Blogger Kalinka disse...

TÚLIO
há poucos dias que nos cruzamos pela blogoesfera, no entanto, não me esqueci de ti e venho convidar-te para a festa especial, que está a acontecer junto ao mar, vem, espero por ti.

Amigos e Amigas,

Hoje é dia de Festa - o 2º aniversário do KALINKA. Espero-vos para o tchim-tchim com o espumante.
COR - ALEGRIA - ANIMAÇÃO - MÚSICA serão constantes durante todo o dia.
Escolhi um lugar paradisíaco; compareçam com traje normal, à vontade; estarei todo o dia à vossa disposição; haverá momentos de poesia, convívio e até dança, além dos comes e bebes.

20.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

ESTOU NO POST ANTERIOR

"ABUSUS"

21.3.07  
Blogger Maria Do Mar disse...

Olá Zé Gato,

O local mais fácil é no El Corte Inglês ... ou em papelarias de dimensão considerável. Sim o Artigo é do Ten. Gen Garcia Leandro.

Até breve
Maria do Mar

21.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Alô Maria do Mar
OK. Lá irei procurar. Oscar Bravo.
Saudações castrenses. Zé Gato.

22.3.07  
Blogger ≈♥ Nadir ♥≈ disse...

desenvolvimentos esperam-se durante as cenas dos próximos capitulos...

passei para te ler e deixar votos de um bom fim de semana.
beijinhos

22.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Em relação ao tema apresentado quer expressar a seginte opiniao: Existe no panorama nacional uma promiscuidade de Forças sobrepostas a desenpenhar funções identicas...o q fazem os intitulados Guardas da Natureza inseridos nos parques naturais por esse paìs fora????Não foi criado na GNR o SEPNA??? em relação ao serviço maritimo da GNR,a competencia é demasiado evidente em relação á PM, agora em termos de profissionais o serviço Maritimo da GNR deixa mto a desejar,tirando alguns elementos da extinta Guarda Fiscal com expriencia e valor. o resto sãp marinheiros de agua doce!!! Deviam investir na formação altamente qualificada dada na Marinha , é obvio. Como podem os elementos do referido serviço maritimo estarem a desmpenhar uma função profissional com CARTAS DE NAVEGADORES DE RECREIO???? recreio???????

23.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

O último comentador tem toda a razão.

De facto, se analisarmos mais profundamente o serviço marítimo da já ex Brigada Fiscal, é fácil verificarmos que há falta de qualidade. Tal facto, deve-se em primeiro lugar à formação deficiente dada aos instruendos. Pois, a formação específica do serviço marítimo deveria ser ministrada por formadores experientes da Armada e não por elementos da própria GNR, demasiados inexperientes quanto às questões do mar que não se resumem apenas às infracções tributárias. Aliás, quem não se lembra do triste episódio passado no último verão algarvio, onde uma Lancha da já ex BF, não foi capaz de prestar socorro à um veleiro em chamas....
Outro «corpo» estranho, é o facto de muitos elementos do serviço marítimo da já ex Brigada Fiscal não terem o chamado « curso fiscal» condição mais que necessária para pertencer à já ex Brigada Fiscal, faltando-lhes desde logo a formação base e os conhecimentos específicos necessários para «trabalhar» numa dita unidade especial.
A ver vamos como se irá articular a nova «unidade costeira» da GNR, sendo que a formação dos seus futuros elementos terá que ser muito bem feita, para o governo poder justificar a sua existência.

«pescador de sardinhas»

23.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Um veleiro em chamas????
E não chamaram o GIPS?
Erro!!!

"Tenente Atum"

23.3.07  
Anonymous kgb disse...

Estou a gostar disto, sim senhor, vamos lá a ver quem apresenta mais argumentos pró e contra.

23.3.07  
Anonymous Vladimir da Lapa disse...

Segui as indicações da casa "Lacoste" já vi e gostei muito, é de uma elevação intelectual sem limite:

www.cabelinhoapaulobento.blogspot.com

23.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Existe dentro da GNR, em particular na moribunda Brigada Fiscal, muita gente que não gosta do Serviço Marítimo. No entanto, lembro aos menos atentos, que os convites para exercer funções no dito serviço, abrem todos os anos… é só concorrer. Refiro-me alguns “resistentes” da Guarda Fiscal que nunca conseguiram digerir o facto da sua Guarda Fiscal ser extinta. Nunca se integraram. Diziam que não pertenciam à GNR…
Urge integrar a Polícia Marítima na GNR. Não faz sentido detectar um eco no radar (à noite) olha-se lá para fora e não se vêm luzes… Será uma embarcação em actividades ilícitas? R: Não, é uma embarcação da marinha (Polícia Marítima) …
Estamos claramente a duplicar meios de uma forma desnecessária.
Anónimo disse: “a formação específica do serviço marítimo deveria ser ministrada por formadores experientes da Armada”. Sabia que foi solicitado à Armada um Oficial Superior para comandar inicialmente o Serviço Marítimo da GNR e a resposta foi um redondo não? Em termos de navegação admito que seria útil, mas em termos de serviço policial não, a GNR é uma força de segurança não é a tropa! A GNR tem uma cultura policial, não tem inimigos, tem adversários, são conceitos muito diferentes…
Conhece a formação que é dada aos militares do Serviço Marítimo na Escola Marinha e Pesca de Pedrouços? Não é uma simples carta de patrão de costa, pois de simples não tem nada. O curso além das vertentes inerentes à carta de patrão de costa, os militares têm aulas de inglês, radar e equipamentos electrónicos, primeiros socorros, marinharia, os mecânicos têm formação na respectiva área, bem como os operadores de radar e comunicações, entre outras áreas…
O Serviço Marítimo tem quase 10 anos. Dizer k os militares são inexperientes, será pouco correcto. A maior parte dos militares do Serviço Marítimo têm mais horas de navegação que muitos “marinheiros experientes” da Marinha, que de experiência têm o facto de navegar no Tejo nos barcos da Transtejo…
Anónimo disse: “último verão algarvio, onde uma Lancha da já ex BF, não foi capaz de prestar socorro à um veleiro em chamas....” Em primeiro lugar aquela embarcação não era um veleiro… Deveria enaltecer a actuação da Lancha da BF que foi a primeira e única embarcação a combater um incêndio que devido às características dos matérias da embarcação que se encontrava a arder foi impossível de extinguir o incêndio. Onde estavam os meios de salvamento marítimo? Onde estava a Marinha e os seus “navegadores experientes”? A lancha da Brigada Fiscal não foi concebida para fazer face a este tipo de ocorrência. No entanto devido ao grau de prontidão (15 minutos) foi possível chegar ao local a tempo de salvar vidas humanas se necessário fosse. Sabe que tipo de boca de incêndio a lancha tem? Sabe qual força e quantidade de água? Se não sabe não diga asneiras…
Anónimo disse: “tirando alguns elementos da extinta Guarda Fiscal com experiência e valor”. Os militares do Serviço Marítimo são oriundos de todas unidades da Guarda. Esses elementos de que fala não foram para o Serviço Marítimo por imposição, foram por que quiseram, através de concurso.
Diga-me em termos legais, indicando as normas, qual a habilitação legal (náutica) que os militares do Serviço Marítimo deveriam ter para desempenhar as funções de Órgão de Policia Criminal no mar?

23.3.07  
Blogger O JACARÉ 007 disse...

É pá será verdade que as lanchas da BF/GNR, têm um canhão à proa que um homem atinge o orgasmo só de olhar para ele?
Quando digo homem já incluo também as mulheres claro!

23.3.07  
Anonymous kgb disse...

é um canhão ou aquele lança granadas que já foi motivo de ampla divulgação nos OCS?

23.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

parece a praça do bulhao,(grande peixarada) tou a gostar

23.3.07  
Blogger O JACARÉ 007 disse...

KGB,
Como sou de cavalaria, um canhão ou lança granadas é a mesma coisa! Queria mesmo era dar um tiro.

Oh Comodoro das lanchas,
explica-te lá, afinal se o barco a arder não era um veleiro, era o quê? Um submarino?

Eu se não sofresse dos pulmões, de tanto fazer a cama aos cavalos, queria era ser mergulhador!
Ainda meti uma cunha ao Armário, mas havia alguém melhor apadrinhado!

Vou beber outro garruço que se faz tarde!

23.3.07  
Anonymous kgb disse...

Jacaré 007,
para dar tiros tem alvos em número suficiente nos comentários do seu blog.
Cuidado não abuse dos "garruços" têm levado muito boa gente em direcção à Costa da Caparica, para tirar um curso de informática.
Por aqui o rapaz Túlio parece que já fez a campanha publicitária dele e mantém um grupo fiel de clientes, basta ver o número de visitantes para concluir que a coisa vai de vento em popa.

23.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

mais uma vez os srs oficiais estão a fazer a restruturação da guarda a sua imagem sem ouvir as outras classes. pergunto se o sr cmdt geral ouviu a associação de sargentos? parece que vão reduzir nos sargentos e aumentar nos oficiais superiores. não foi isso que aconteceu na ultima revisão salarial, todos ganharam (praças e oficiais) um fatia do bolo maior menos os sargentos que viram a sua talhada minguar? não é altura de a associação se pronunciar? é que só a citar artigos de jornais não se vai longe enquanto alguns se vão "amanhando"

24.3.07  
Anonymous Túlio Hostílio disse...

Ao anónimo anterior:
«Pretende-se que esta página seja um espaço de discussão, virada essencialmente para temas relacionados com a segurança. Desde já se esclarece que não há qualquer ligação a associações ou outras "ligações obscuras"».
Há espaços próprios para o associativismo, onde estão incluídas, claro, as sedes das respectivas associações.
Se calhar o caro comentador também faz parte daqueles (oficiais, sargentos e praças) que quando chega a hora de dar o corpo ao manifesto dão meia volta ao cavalo esperando pacientemente que os outros lhes resolvam os problemas, e se possível, de acordo com as suas necessidades específicas, sem olhar aos interesses do colectivo.
Mas vá aparecendo é sempre bem vindo.

24.3.07  
Blogger Conceição Bernardino disse...

Olá,
Dedico-vos este poema magnífico da autora “Maria Petronilho”
Com um belo fim-de-semana...

Deixar Passar a Poesia

Abrir a voz.
Deixar passar a transparência
Como quem quer matar a sede

Na fonte a mão escorrendo água...

Do livro: Nas Asas do Mar

Beijinhos
ConceiçãoB
http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

24.3.07  
Blogger O JACARÉ 007 disse...

Parece que a PSP está cheia de medo!!!!

24.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Ai sim? explique lá bem amigo jacaré

24.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

in Expresso
O bairro do Vale da Amoreira, na Moita, ficará à guarda da PSP

00:01 | sábado, 24 MAR 07


A PSP vai herdar da GNR sete bairros problemáticos, no âmbito da reorganização territorial destas forças de segurança, cuja portaria foi esta semana aprovada em Conselho de Ministros.
Com a transferência de competências, a PSP ganha zonas já classificadas de ‘alto risco’ pela GNR, como são os casos do Vale da Amoreira ou da Baixa da Banheira, na Moita, Navegantes, em Porto Salvo (Oeiras), Amora, Arrentela e Corroios, no Seixal, ou Rio de Mouro, em Sintra.
Por seu turno, a GNR fica com uma zona complicada da PSP, a Costa de Caparica, onde conflitos entre comunidades têm estado no centro de alguns desacatos.
Fonte da PSP disse ao Expresso que esta transferência de competências para áreas de criminalidade mais violenta “deve levar a equacionar quer os meios humanos quer os materiais a disponibilizar”...

Querem ver que são precisos 100.000 polícias?

25.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

AO Comodoro das LVI,S

Sabe Onde fica Escola Nautica Infante D. Henrique????sabe q cursos e especializações ministram lá??? ou só conhece a esola de pesca de pedrouços?????informe-se e depois pode debater-se comigo,as cartas de patrao de costa que tiraram na escola de pesca , são de recreio e qualquer cidadão pode ter uma , basta candidatar-se numa escola de fornmação a nivel de clube nautico por esse país fora!!!Estão a desempenhar uma função profissional com cartas AMADORAS,sabia q a PM podia autua-los por estarem a governar uma embarcação na qual desempenham uma função profissional com cartas de recreio????sabe ???? O serviço maritimo nasceu torto,porque o oficial da alta escola só fez asneiras e não tinha competencia para implementar o serv. maritimo na guarda,aliás asfastou todos os canditatos da ex. GF, com expriencia e valor ,e aceitava os romanos e os cavaleiros, alguns nunca tinham entrado a bordo de uma embarcação ,só nos cacilheiros e nos barcos do barreiro.Devia ter sido chamado um oficial superir da Armada para implementar o Serv Maritimo na GNR,mas foi tudo feito á maneira da Guarda Republicana, sem orientação,e tudo em cima do joelho.Enquanto a geração da GUARDA FISCAL não se reformar haverá sempre Guardas Fiscais forçados a ser geninhos!!!

pica chouriços

26.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Estou a ver que é um dos queria ir para o Serviço Marítimo mas... foi rejeitado... Um dos picas que nunca se integrou, lamento…
É um dos do Comando da Brigada Fiscal em Santa Apolónia, que lá está há anos, que não sabe para onde vai nem por onde vai, só sabe que não vai por aí?. Um dos “do contra” relativamente ao Serviço Marítimo. Que diz mal de tudo e de todos (leia-se “da GNR”) porque ainda tem atravessada na garganta a extinção da Guarda-fiscal. Mude de Rumo… Não vale a pena chover no molhado…
Conheço a Escola Náutica Infante D. Henrique, essa foi uma das hipóteses antes de se optar pela escola de Pedrouços, tendo esta sido escolhida ao longo dos tempos por oferecer melhores condições gerais.
O Sr. demonstra desconhecer o ensino da escola de Pedrouços, no que se refere aos cursos ministrados aos militares do Serviço Marítimo, caso contrário não teria a ideia de se tratar se uma comum carta de patrão de costa. Compare as matérias ministradas em ambas e verá que não têm nada a ver. O curso na escola de Pedrouços é de 5 meses (com uma pré-formação no comando da BF/GNR, de 1 mês), das 09h00 às 17h30, com matérias tão variadas, como o inglês técnico relativo a embarcações, a cinemática e equipamentos electrónicos, navegação (tábuas náuticas…)além de estágio nas lanchas da BF/GNR, também fazem um estágio na Marinha...
Mas afinal qual é a carta em concreto que os militares dos Serviço Marítimo devem ter?
Existe alguma “carta profissional” para Órgãos de Polícia Criminal navegarem?
Qual é a carta que os elementos da Guarda-fiscal tinham para navegarem nos anos 80 até aos dias de hoje?
Como lhe tinha dito, foi “requerido” à Marinha um Oficial Superior, mas tiveram medo que a GNR viesse “concorrer” com eles no mar, tendo a resposta sido negativa.
Os “romanos” e “cavaleiros” de que fala com tanto desprezo, vieram provar que é mais fácil formar alguém sem “vícios” do que supra sumos náuticos da extinta…
Integre-se… ou desintegre-se definitivamente!

26.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

"Guardas Fiscais forçados a ser geninhos"???

Não está bem mude-se. Teve a oportunidade de não ir para a GNR. Foi obrigado? Foi empurrado? Seja coerente consigo próprio. Ainda bem que nem todos os "picas" pensam como o comentador, caso contrário o grupo dos "contrariados" seria muito maior. Liiiiivra...

26.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

O sr. comodoro das LVI,s conhece a escola nautica ,mas não sabe q cursos lá ministram,pelo seu texto vejo q está desfazado da realidade! sabe o q são oficiais, pilotos, oficiais de maquinas,contra mestres???sabe q são licenciaturas e cursos técnicos...q qualificam os oficiais e tripulação da marinha mercante e não só....sabe o q habilita um pescador,um mestre dos cacilheiros?? é uma cédula maritima profissional, q é isso q vc não tem!!! as guarnições do serviço maritimo não tem qualificações legais! tem uma carta nautica de recreio,ou seja amadora tal como qq cidadão, ou vão tirar uma especialidade na ARMADA, ou vão para a escola nautica...como a marinha lhes deu com o pés houve um arranjinho para tirarem uma carta de recreio na escola de pesca de pedrouços só para os elementos do serviço maritimo. Não fui regeitado no serviço maritimo,pq não concorri(não quis ser enxuvalhado e ofendido pelo antigo oficial q comandava o serv. maritimo e q tratava os seus Homens abaixo de cão)já fui elemento de uma secção naval da GF,e na altura tinhamos cartas de mestre de trafego local, o q tb não era adequado. Com lanchas obsoletas mas com tripulações voluntarias e cheias de vicios, mas Filhos da Escola...(e não cavaleiros a fugir dos cavalos, e romanos a fugir dos piquetes....como acontece no serv maritimo)houve resultados positivos de grande mérito...o q não acontece com o serv maritimo q nada fizeram.
pica e filho da escola

27.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

O sr. comodoro das LVI,s conhece a escola nautica ,mas não sabe q cursos lá ministram,pelo seu texto vejo q está desfazado da realidade! sabe o q são oficiais, pilotos, oficiais de maquinas,contra mestres???sabe q são licenciaturas e cursos técnicos...q qualificam os oficiais e tripulação da marinha mercante e não só....sabe o q habilita um pescador,um mestre dos cacilheiros?? é uma cédula maritima profissional, q é isso q vc não tem!!! as guarnições do serviço maritimo não tem qualificações legais! tem uma carta nautica de recreio,ou seja amadora tal como qq cidadão, ou vão tirar uma especialidade na ARMADA, ou vão para a escola nautica...como a marinha lhes deu com o pés houve um arranjinho para tirarem uma carta de recreio na escola de pesca de pedrouços só para os elementos do serviço maritimo. Não fui regeitado no serviço maritimo,pq não concorri(não quis ser enxuvalhado e ofendido pelo antigo oficial q comandava o serv. maritimo e q tratava os seus Homens abaixo de cão)já fui elemento de uma secção naval da GF,e na altura tinhamos cartas de mestre de trafego local, o q tb não era adequado. Com lanchas obsoletas mas com tripulações voluntarias e cheias de vicios, mas Filhos da Escola...(e não cavaleiros a fugir dos cavalos, e romanos a fugir dos piquetes....como acontece no serv maritimo)houve resultados positivos de grande mérito...o q não acontece com o serv maritimo q nada fizeram.
pica e filho da escola

27.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

AO ANÓNIMO:Não digo mal de tudo e de todos,nem sou do ar condicionado!!!expresso a minha opinião naquilo q penso ser um ilegalidade nas habilitações das guarnições do serv. maritimo.e è uma critica construtiva e até admito q possa estar errado! Não compare o incomparavel, como quer q me sinta integrado na GNR, se regredi 20 anos no tempo qdo a GF foi extinta e foi integrada no regime quase feudal q se chama GNR. Qtos picas estarão totalmente integrados???poucos ou nenhuns!!!!há mtos a pensar desta forma,mas não se exprimem,quem aceitaria transferir-se da brigada fiscal para as brigadas territoriais???Pq razao os guitas fogem para os picas?? O espirito de Missão na Ex GF e na já extinta BF é diferente do espirito de missão da gnr!!! o q disse num comentario anterior é a realidade custe o q custar:Enquanto a ultima geração dos picas não se reformar, haverá sempre guardas fiscais obrigado a ser geninhos! a GNR é uma esteva fria, escura e cheia de espinhos. Há uns anos, passado pouco tempo da extinção, fui ao COMANDO GERAL DO CARMO,ainda fardado de pica fazer exames psicotecnicos para a carta militar de condução...foi um embate brutal com as estevas q falo atrás...dirigi-me a um soldado na parada para perguntar onde tinha q me dirigir, resposta pronta:
- PORQUÊ EU??? virando-se de costas e seguindo o seu caminho pela parada do comando geral da guarda...ficando eu, espefacto com tamanha camaradagem nunca vista em tempo algum.....

pica e filho da escola

27.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Fiquei sem saber, em concreto, qual a habilitação legal prevista em alguma norma do direito português, que obrigue os militares que integram o Serviço Marítimo (servidores do Estado) a serem titulares de uma suposta “habilitação profissional” para desempenhar funções de Órgão de Policia Criminal Fiscal e Aduaneira no mar... Indique a legislação! Como se costuma dizer: tipifique. Seja concreto para que todos fiquemos esclarecidos acerca dessa suposta "ilegalidade"...

Considera, segundo o seu ponto de vista que, assim sendo, o SEPNA anda ilegal (tem semi-rígidos e cartas de marinheiro de recreio tiradas no Serviço Marítimo da BF/GNR...

Terá igualmente de considerar, apesar de não ter fundamentado até agora em termos legais, que os vários corpos de bombeiros (voluntários ou não) que têm embarcações, estarão também a trabalhar de forma ilegal... As cartas são de recreio…
E as universidades que fazem investigação no mar? As cartas deles são de recreio... São organismos do Estado Português. Estarão também elas na ilegalidade?
E os elementos da antecessora (século XIX) da Guarda Fiscal que também tinha embarcações? Andavam ilegais? Concluo que a ilegalidade vem desde o século XIX…
O Serviço Marítimo tem nas embarcações um meio de chegar de forma mais eficaz ao seu adversário, abrindo as possibilidades do combate à fraude fiscal/aduaneira, no combate à imigração ilegal e tráfico de droga… Não é necessário mais do que uma carta de patrão local, pelo contrário…
Fique descanso que sabemos todas as regras, já navegamos muitas horas, apanhamos muito frio e chuva, muitas noites e nunca tivemos nenhum acidente… apesar de ninguém se poder considerar “navegador experiente”, isso não existe! O mar é uma surpresa em cada onda… Enquanto outros olham para os monitores dos computadores no Cmd da BF em Santa Apolónia e falam mal de tudo e de todos (às vezes até dizem mal deles próprios).
Nunca vi esse Sr. Oficial, de que fala, faltar ao respeito a ninguém, muito menos tratar alguém “abaixo de cão” como referiu. Esse Sr. tem os seus defeitos, como eu ou você, mas também lhe tem que reconhecer muitas virtudes.
Não se esqueça da fundamentação legal que sustenta a obrigação de os militares do Serviço Marítimo da BF/GNR terem a tal: “cédula maritima profissional”.

27.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Então, então meninos, ordem!!!
Vamos falar das cartas de condução tiradas na CICA?
Servem para guiar o quê?
Até o Dias Loureiro, quando era ministro lá fez o exame de mota....

Jacaré 007

28.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Camarada das LVI,s

Competencias da escola de pescas: art nº 2 do dec-lei 93/97 de 23 abril e pode ler o regulamento de inscrição maritima dec-lei 104/89 de 6 de abril

As guarniçoes do serviço maritimo até tiraram as cartas no sitio certo(escola de pescas de marinha e comercio)a categoria da carta é q está errada, nunca poderiam lhes ter certificado uma carta de recreio q é passada para governarem embarcações de recreio.

28.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Camarada das LVI,s

Competencias da escola de pescas: art nº 2 do dec-lei 93/97 de 23 abril e pode ler o regulamento de inscrição maritima dec-lei 104/89 de 6 de abril

As guarniçoes do serviço maritimo até tiraram as cartas no sitio certo(escola de pescas de marinha e comercio)a categoria da carta é q está errada, nunca poderiam lhes ter certificado uma carta de recreio q é passada para governarem embarcações de recreio.

28.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

camarada das lanchas de fiscalização e intercepção está a comparar-se aos Bombeiros??? valha-me Deus!!!!Penso q o mais correcto e legal era terem uma especialização militar...onde???? na Armada!!! OS PRIMEIROS CURSOS DE MERGULHADOR DA BF, ONDE FORAM TIRADOS???? ESTUDE OS DIPLOMAS E VEJA COMO EU TENHO RAZAÕ PARA FALAR EM ILEGALIDADES,TUDO ISTO TIRA-NOS PRESTIGIO NO MEIO NAUTICO. HÁ VÁRISO TIPOS DE EMBARCAÇÕES PARA AS QUAIS EXISTEM HABILITAÇÕES ESPECIFICAS....AGORA CARTAS DE NAVEGADORES DE RECREIO PARA TRIPULAÇÕES DE UMA LANCHA DE FISCALIZAÇÃO E INTERCEPCÃO DO ESTADO É Q NÃO PODE SER, É ILEGAL!

28.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

CORRECÇÃO:ONDE ESCREVO FISCALIZAÇÃO,QUERIA ESCREVER VIGILANCIA OU SEJA : LANCHAS DE VIGILANCIA E INTERCEPCÇÃO

SAUDAÇÕES MILITARES DO PICA E FILHO DA ESCOLA, CONTINUE TÚLIO!!!

28.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Caro comentador:

O Sr. comentador sugere que eu leia legislação revogada?

O Decreto-Lei n.o 104/89, de 6 de Abril, foi revogado pelo Decreto Lei n.º 280/2001, de 23 de Outubro e já em 2005 transposto para o direito português algumas directivas da EU pelo Decreto Lei n.º 51/2005 de 25 de Fevereiro e Decreto-Lei n.º 206/2005, de 28 de Novembro.

Este diploma não se aplica aos militares da GNR, porque a sua actividade é policial/fiscalização.
Os militares da GNR não podem, como sabe, exercer outra profissão, pelo menos de forma legal.

O art. 67º do Decreto Lei n.º 280/2001, de 23 de Outubro, é bem claro: “O recrutamento dos tripulantes, a sua nacionalidade e o rol de tripulação são objecto de legislação especial, no caso de embarcações que: a) Estejam integradas em serviços do Estado;

Se são objecto de legislação especial, logo não cabem neste diploma. Irá futuramente e caso assim o legislador entenda, regulamentar esta questão.

O legislador foi claro quanto excluiu, no n.º 3 do art. 68 do mesmo diploma: “(…) Marinha, ou a forças e a serviços de segurança interna e a outros órgãos do Estado, com atribuições de fiscalização marítima”

Como pode ver este diploma não é aplicável.

A decisão pela habilitação com cartas de náutica de recreio advém da não imposição legal de uma qualificação concreta. Assim sendo, havia que dotar os militares do Serviço Marítimo de qualificações técnicas no âmbito da navegação marítima para o desempenho da missão geral da BF/GNR, pelo que, a habilitação com a carta de Patrão de Costa, preenche esses requisitos.

O Sr. queria que os militares do Serviço Marítimo, do SEPNA ou os elementos dos Bombeiros fizessem um curso para serem “inscritos marítimos” ainda que a legislação não fosse aplicável?
Ir à Marinha tirar cursos? As entidades civis não têm credenciação? Estão a trabalhar na ilegalidade?
Como lhe disse a GNR é uma força de segurança , não é a tropa…
Queria que os militares do Serviço Marítimo soubessem operar com artes de cerco ou de emalhar ou que soubessem desempenhar as funções de um indivíduo da Marinha Mercante? Acondicionar carga?

Os primeiros cursos de mergulhador da BF feitos na Marinha não advêm de nenhuma imposição legal, ou seja, podia ser feitos numa outra entidade civil. Os cursos civis de mergulho quando ao serviço da BF também são ilegais? O SPENA fez recentemente um curso de mergulhadores ministrado por uma empresa civil. Estarão também eles em situação ilegal. Não confunda desenvolver uma actividade profissional sujeita a regulamentação, com as formas acessórias que as forças e serviços de segurança se socorrem para exercer a sua missão. Isso seria o obrigar o Estado Português a dar um tiro no pé.

Os militares do Serviço Marítimo precisam de saber navegar, saber cartear, saber manobrar as embarcações da BF/GNR, fazerem formação especifica em equipamentos electrónicos, formação na área da mecânica e serem conhecedores da legislação em matérias cuja competência tenha sido atribuída à GNR em geral e à BF em particular.

Continuo a aguardar que identifique a legislação que fundamente a “ilegalidade” que apregoa aos quatro ventos neste blog. Seja concreto. Qual o diploma legal, onde está previsto e qual a punição.

“Nula poena sine lege” (não há pena sem lei..)

Dizer que “É ILEGAL” sem fundamentar com as normas aplicáveis… é juridicamente nulo e moralmente reprovável!

Experimente fazer um Auto de Notícia sem que os pressupostos da infracção estejam previstos em lei anterior à verificação dos factos…

Acha que tendo o Estado Português investido em cada LVI mais de 1 milhão de Euros (vezes 12 LVI), e mais alguns milhões nas novas embarcações de Fiscalização de Águas Interiores (LFA), iria permitir que os elementos que operam com as referidas embarcações andassem “ilegais”?

O Gabinete Jurídico da BF/GNR conhece a legislação aplicável à matéria em causa e fique descansado que não iria, em tempo algum, permitir que os militares da sua Unidades andassem “ilegalmente habilitados”…

Finalmente:
Escrever em maiúsculas de forma continuada, como fez, significa “gritar”, “colocar-se em bicos de pés”. Esse tipo de conduta não deveria caber num espaço de debate de ideias…

Perdoem-me o “testamento” mas… há coisas que têm que ser ditas e as “inverdades”, a calúnia, a crítica fácil e sem fundamento, não podem ficar impunes!
Obrigado.

28.3.07  
Anonymous Túlio Hostílio disse...

Caro Comentador,
Não tem nada que pedir perdão pelo testamento, este espaço é exactamente para debater ideias, podendo-se ocupar as linhas que se revelarem necessárias.
É sempre bem vindo, quer para comentar este tema ou um outro qualquer.

28.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

No regulamento da nautica de recreio( Dec-lei 124/2004)na alinea A) do Art Nº 2 define o seguinte: Embarcação de Recreio(ER).Todo o engenho ou aparelho de qq natureza utilizado ou susceptivel de ser utilizado como meio de deslocaçãop de superficie na agua em DESPORTOS NAUTICOS OU EM SIMPLES LAZER. O SR Comentador considera as LVI,S embarcações de recreio????No mesmo diploma,a) do Nº 1 do artº31 Categorias da carta de navegador de recreio: Patrao de costa-habilita o titular ao comando de uma (ER) EMBARCAÇÂO DE RECREIO a navegar até uma distancia da costa q não exceda as 25 milhas. Como o exposto creio q existe uma ilegalidade quando o Patrão do serv. maritimo da GNR governa uma LVI da BF(Que não considero uma embarcação de recreio e tem como habilitação a carta de navegador de recreio na categoria de Patrão de costa)Agora explique onde se fundamenta(q diplomas legais existem) para achar q não há ilegalidade.

29.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

E isto não é critica fácil ,nem calúnias como o Sr. está fazer querer...eu sei do q estou a falar. explique-me agora com diplomas legais o q fundamenta aquilo diz.
pica e filho da escola

29.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Como não há imposição legal foram pelo lado mais fácil, o que necessáriamente não os torna com a habilitação correcta e legal. Não percebo pq vão fazer os estágios á "tropa" e mais, o curso de mergulho da armada é simplesmente o mais reconhecido!! oa patroes do serv maritimo da gnr estao habilitados apenas para governarem embarcações de recreio!! se considera uma lvi, uma embarcação de recreio, isso já é outra historia, talvez seja o moçito q andava a passear a familia no algarve na lvi e foi fotografado .faça um enquadramento legal q atribui a governar embarcaçoes q não sao de recreio, com cartas de recreio

29.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

As LVI estão registadas como embarcações “auxiliares”. O diploma que refere (Dec-lei 124/2004) é unicamente aplicável a embarcações de “recreio” e somente a estas.
Não confunda as coisas. O Dec-lei 124/2004 regulamente as embarcações de recreio e neste campo não cabem as LVI porque, volto a repetir, são embarcações “auxiliares”. Logo esqueça o Dec-lei 124/2004. Se quiser aplicar esse diploma, correrá o risco, de no mínimo lhe ser dito que terá de ler novamente o diploma.
A LVI é uma embarcação do Estado Português destinada à fiscalização marítima no âmbito das competências atribuídas à GNR em geral e à BF em particular, como de resto já tinha referido.
Neste quadro, a habilitação náutica exigida para “governo” e “restantes tarefas a bordo” das LVI, LFA (semi-rigidos, embarcações da classe centenário e riamar 700 etc), não se encontra definida em lei.
Se não existe previsão, logo não existe infracção. Este é um conceito básico em matéria jurídica, sendo ministrado aos alistados no Curso de Formação de Praças…
O “moçito” de que fala (presumo que se tenha enganado de forma involuntária ao digitar no teclado a palavra, porque “moçito” com “ç”…) não pertence ao Serviço Marítimo. Foi exemplarmente punido com 90 dias de suspensão e foi transferido. Encontrando-se actualmente ainda a decorrer um processo penal, tendo sido deduzida acusação pelo crime de “peculato de uso”.
Anónimo disse: “faça um enquadramento legal q atribui a governar embarcaçoes q não sao de recreio, com cartas de recreio”…
Como quer “enquadrar” o que quer que seja em termos legais se não existem normas? A lei é um conjunto de regras aplicáveis à sociedade, se a regra não existe como será possível cumprir?
Quando não é proibido… é permitido.
Será que temos de “reavivar” conceitos básicos de direito?

29.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo anterior:

Afinal o mocito não pertence ao SM?
Mas quando cometeu a infracção pertencia ou não?

Noto por aí alguma falta de acção de comando, meu amigo!

Não troce daqueles que têm menos jeito para tratar o teclado, concerteza sabem fazer melhor certa coisas que o camarada.

O senhor parece ter razão, mas se fosse a si não confiava assim tanto no gabinete jurídico da BF.

Boa noite a todas as pessoas de bem. Como é óbvio todas as opiniões são importantes.

P. S. - E, já agora faça-nos um favor e fale-nos mais das LVI, para sabermos que máquinas ali temos e o que fazem. Como deve saber na GNR, informação é coisa que não abunda.

Jacaré 007

29.3.07  
Anonymous Anónimo disse...

AO Comodoro das LVI.O Senhor justifica o facto de haver uma lacuna na lei em relação ao Estado para não ter habilitação legal,isso é desprestigiante para o serviço maritimo q tem aspirações a ser uma guarda costeira. Uma lancha de vigilancia e intercepção não é uma lancha de recreio e de lazer,para qual o senhor está habilitado a governar. As lanchas dos Pilotos da barra tb são do estado,mas a sua tripulação não tem cartas de recreio, os rebocadores do porto de lisboa,tb são do estado e as suas tripulações não tem cartas de recreio....como vê parece q o SM da GNR é a unica instituição do estado com habilitações de navegador de recreio, a propria Policia Maritima, tem nas suas tripulações Homens com a especialidade de "troço de mar" . Se não é o mocito das fotos do algarve, talvez seja o rapazito(corrija-me se estiver mal escrito)do norte q pegou fogo a lancha qdo estava a assar um chouriço. Qto ás LFA são outro fiasco, não respeitam o caderno de encargos e estão encostadas há um ano nas marinas....Qto ao "BOTAS" tem o seu feitio como diz, mas cheguei a presenciar o dito senhor a chamar filhos da p...., a sargentos e praças sob o seu comando, ficaram todos caladinhos para não voltarem para os cavalos e para os postos...

3.4.07  
Blogger O JACARÉ 007 disse...

Eh pá o BOTAS é o cavaleiro alto e burro?


Capitão Atum

3.4.07  
Anonymous Anónimo disse...

fiko çatizfeito por ver k o SM é tãu komentado nestas linhas. ´çò tenho épena k os picas aindanão tivessem percebido k enkuanto eles mandarem aquilo nãu vai a lado nenhum.

SUPERPOWERHOG

4.4.07  
Anonymous Anónimo disse...

Altamente XXX

31.5.07  
Anonymous Anónimo disse...

odeio picas!

20.8.07  
Anonymous Anónimo disse...

Falam e não dizem nada de nada. Digam a esses cromos quem é que patrulha a costa todas as noites.
A PM não é. Só rios.
A Marinha toda a acampada nos portos distantes e a ganhar os suplementos de embarque. e os outros aonde andam eles.

17.9.07  
Anonymous Anónimo disse...

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Any one who bets on sports for profit will want to make sure they are getting the best sports betting odds but it doesn’t matter what you are betting on, the fact of the matter is that the house is going to be sure to come out on top. They don’t build those billion dollar casinos with winner’s money! The best odds are generally a little better and a sports bettor will likely see a return of eight to ten dollars for every hundred dollars he or she bets over a long term period.
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The changes that are going to be made to the Wire Act are quite simple. First and foremost the internet will be added to the list of wire communications that are prohibited. Of course the internet was not around in 1961 so it was not included in the first draft. In addition, penalties for breaking the Wire Act will increase from a maximum of two years in prison to five.

The second group fares a lot worse because, unfortunately for them, the variance in the "value" range will be different for each of them, and it will also vary considerably from bet to bet, making the concept of value mere words (and therefore meaningless). he reality is that the majority of people do not have any means whatsoever of identifying "true" value bets.

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Playing bingo needs more than luck or skills and techniques, contrary to what most believe. Bingo, just like any game of chance, comes with rules and regulations that players should observe. Being a player comes with responsibilities and etiquette.

Winning the Game

The moment you figured out you won, you must immediately yell BINGO, and it should be loud enough for the floor walker to hear. The pot money shall be given to the winner once their winning card is confirmed. Well, in winning or once you know you just won, the most important thing is that you shout the winning word BEFORE the time elapses. If the game proceeds and the next number is mentioned and you failed to shout "Bingo", your winning card is disqualified. Therefore, this is the rule you must know.

There may be cases when there are two winners, and in this case the pot money shall be divided equally among the winners. Supposing there are two winning cards, the two winners will share half the prize money.

Bingo Game Rules

Bingo rules are basically the same no matter in which Online Bingo hall you play. But still it's good if you know these rules by heart. If it is your first try, then ask for handouts and inquire from pros regarding the game rules. Nonetheless, the ideal thing to do if you have questions is to ask the floor walker and not the person seated beside you. You should clarify things and doubts before the game starts because asking too many questions as the game proceeds could well distract you. This guideline also applies to those who are newcomers at casinos, those who play roulette for the first time.

Bingo halls demand an age limit of 18 years old. If you are below this age, you are prohibited to play. Some bingo houses ban alcohol inside, so players aren't supposed to take liquor nor drink it inside the venue. Smoking may also be restricted inside the venue, as there are designated smoking sections.

Take note that some Bingo houses don't allow food but some do, so it basically depends on the venue. Policies vary among different venues. For instance, some bingo halls allow reservation of cards, while others don't allow it. Some allow people to leave the venue in the middle of the game, others forbid it. But there are general policies observed in all bingo houses, such as disqualification of tampered bingo cards. There is no way you can get away with a tampered card because the walkers are adept at identifying authentic cards from tampered ones. You could be banned from a bingo establishment if proven liable of tampering a card. Hence, you should play honestly.

Interestingly, some venues offer special bingo games for kids although some halls don't allow players to have companions while playing. Suppose you bring kids with you, don't let them run around the venue and bother other gamers. They should behave well whilst you play and the game proceeds. Play quietly and don't recite the numbers you desperately want to come off because you'll be much of a disturbance if you do. Decorous playing is expectant of all players, even those who play roulette at casinos. Also, having a valid identification is important because you don't know you might win and need to present credentials.

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